O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou equipamentos eletrônicos de investigação para a Polícia Civil de Santa Catarina neste sábado, em Florianópolis. Os equipamentos devem ser utilizados principalmente em regiões de fronteira. O governador Raimundo Colombo (PSD) e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participaram do evento, na sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). Após ser apresentado ao projeto PMSC Mobile, aplicativo desenvolvido pela Polícia Militar, o ministro anunciou um novo convênio com o Estado.

Continua depois da publicidade

A nova parceria prevê que Governo Federal compre equipamentos de tecnologia para os policiais catarinenses e, em troca, o Estado fornecerá o sistema adotado aqui para o país. O PMSC Mobile busca aperfeiçoar o policiamento motorizado em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel e embarcada. Cada unidade é composta por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo. Desde o dia 2 de março, o projeto piloto sendo desenvolvido em Balneário Camboriú.

De acordo com o ministro, o Governo Federal tem todas as condições para utilizar o sistema de Santa Catarina e levá-lo para o Brasil:

– Queremos rapidamente implementar em todo o Estado e transformar SC em uma vitrine, de tal forma que os demais estados brasileiros que queiram aderir possam integrar-se facilmente ao sistema de segurança pública – diz José Eduardo Cardozo.

Continua depois da publicidade

Novos equipamentos para segurança

Os recursos aplicados na compra dos equipamentos para intensificar as investigações chegam a R$ 2,1 milhões por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no programa da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron). Essa é a primeira parcela. Ao todo, serão investidos R$ 13 milhões em aparelhos.

Os equipamentos são para ampliação e modernização da plataforma tecnológica de interceptação de sinais denominada “Guardião”. Com a nova configuração gerada pela ampliação dos equipamentos, será disponibilizado um serviço maior e mais eficiente de canais para uso exclusivo da inteligência e da polícia civil das unidades de fronteiras de Santa Catarina. O equipamentos ficarão na sede da Deic, em Florianópolis, mas atenderão todo o Estado.

– É uma grande conquista para Santa Catarina receber esses equipamentos de inteligência para aperfeiçoar e ampliar ainda mais as investigações da Polícia Civil – destaca o governador Raimundo Colombo.

Continua depois da publicidade

*com informações da Secom/SC