A Escola Altamiro Guimarães, em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, recebeu na tarde desta quinta-feira a visita do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ele conheceu a instituição e comentou a importância de valorizar o professor. O ministro participa da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que segue até sexta-feira, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Mercadante chegou à escola por volta das 15h30min. A instituição foi escolhida para receber a visita do ministro pois tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Grande Florianópolis. O Ideb é uma nota que vai até 10. A Escola Altamiro Guimarães tem Ideb de 7,4 – entre as 10 melhores de Santa Catarina.

Uma carta com um desabafo dos professores foi lida para Mercadante, que defendeu a necessidade de ter docentes mais valorizados. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação também entregou um documento ao ministro, pedindo a retirada da Ação direta de inconstitucionalidade (Adin) do Supremo Tribunal Federal, assinada por SC e outros Estados.

A Adin propõe que índice de reajuste do piso nacional do magistério seja calculado pelo Inpc. Da maneira como é hoje, o aumento do piso fica em cerca de 20%.

Continua depois da publicidade

– Eu entendo que estados e municípios não tenham receitas para acompanhar esse aumento atual, mas não concordo que o único aumento dado seja pelo Inpc. Estou conversando com Consed, municípios e trabalhadores em educação para chegarmos a um acordo. Não acho que a discussão deva ser judicializada, aposto no diálogo -afirmou.

A reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que conta com representantes de todo o país, está discutindo formas de melhorar o ensino médio brasileiro. Até dezembro, o conselho deve concluir um documento com as propostas de mudança. Na pauta, estão assuntos como oferta de ensino integral, foco no mercado de trabalho e preparação de professores.