Após acompanhar o prefeito Udo Dohler em visitas a unidades de ensino de Joinville, o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, conheceu a unidade da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil nesta quarta-feira.
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O ministro não fez nenhum anúncio importante para a região em razão da crise econômica que o País está enfrentando. Uma das apostas na área da educação para a região Norte seria a conclusão do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às margens da BR-101.
– Como todos sabem, este ano houve uma série de ajustes orçamentários. Então, nesse momento, não dispomos de verba. Pretendemos incluir entre as primeiras prioridades quando voltarmos a ter condições de investir em novas atividades. Depende do comportamento da economia.
As obras do campus, que iniciaram em 2010 e estão paradas há um ano, não têm previsão para recomeçarem. O bloqueio de orçamento de R$ 69,9 bilhões anunciado para 2015 pelo Governo Federal, afetou principalmente três ministérios: Cidades, Saúde e Educação.
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Na educação, o corte foi de 9,2 bilhões. Destes, pelo menos 1,9 bilhões são referentes aos institutos e universidades federais. Por isso, não há previsão de investimento nas universidades federais até que a economia se recupere, afirma Ribeiro. Porém, ele garante que o campus da UFSC será uma das prioridades da pasta quando houver nova disponibilidade de investimento.
A Escola do Teatro Bolshoi foi apresentada pelo presidente da escola, Valdir Steglich, e pelo diretor, Pavel Kazarian. O ministro veio acompanhado do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres.
Movimento pela Educação
Nesta quinta-feira, às 8h45, o ministro participará da abertura do seminário Movimento A Indústria pela Educação, no Senai Norte, na Zona Industrial. Criado em 2012, o movimento procura mobilizar, articular e influenciar a indústria, o poder público e a iniciativa privada para superar a fragilidade da educação nos itens relacionados à escolaridade e à qualificação profissional entre outros.