O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, reforçou nesta sexta-feira, em Florianópolis, que o iPad da Apple será produzido no Brasil até o final do ano. A notícia vem ao encontro do interesse do Brasil em investir no mercado dos tablets.

Continua depois da publicidade

Ele diz, também, que das 26 empresas inscritas para ter desoneração tributária, que reduz o preço do produto em 30%, seis já estão fabricando seus tablets.

São elas a Semp Toshiba, a Motorolla, a Samsung, a Positivo, a BlackBerry e a catarinense Bravox, de Caçador. Mercadante destacou que outras quatro empresas estão autorizadas a produzir tablets com isenção total de PIS e Confins, que hoje representa 9,25% na venda a varejo.

– O presidente mundial da Foxconn (empresa chinesa que monta o iPad), Tory Goi, afirmou que até o final do ano a Apple também estará produzindo no Brasil. Eles já concluíram a linha do iPhone aqui, aparelho que já está pronto, em processo de teste e, em breve, vão finalizar a do iPad – disse o ministro.

Continua depois da publicidade

A dificuldade da Apple, segundo Mercadante, foi iniciar sua estrutura para fabricação, uma vez que não possuía linhas de produção no país, ao contrário das outras empresas.

Segundo o ministro, ainda não dá para dizer quando os iPads produzidos aqui estarão nas lojas, mas o interesse da Apple é que sejam vendidos o mais rápido possível, diante da concorrência, que já está no mercado.