Em visita a Joinville, a ministra Ideli Salvatti (PT), acompanhada do prefeito Udo Döhler (PMDB) e do reitor da UFSC Luís Fernando Calil, foi conferir como andam às obras para o campus da universidade, que ficará localizado no km 52 da BR-101, em Joinville, na manhã desta quinta-feira. No encontro, eles discutiram às previsões para a conclusão da obra e os principais entraves, como a conclusão do acesso ao local.
Continua depois da publicidade
– Levaremos o pleito sobre o acesso, que parece preocupar mais, para uma discussão que possa resolver o assunto o quanto antes – disse Ideli, na visita, que durou cerca de 30 minutos e ainda contou com a presença do secretário de Educação, Roque Mattei, o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, e o vereador Lioilson Côrrea (PT).
Segundo o diretor da UFSC, a obra segue nos ritmos programados. A previsão é que a estrutura de ensino passe a funcionar efetivamente no local a partir de dezembro de 2015 – a previsão mais otimista seria em agosto. Até lá, o campus deverá ter que abrigar 1,8 mil alunos.
– Estamos seguindo o planejamento e esperamos ter alunos estudando nesse campus em 2016. Vamos cumprir os prazos – fala Luís Fernando Calil.
Continua depois da publicidade
Mesmo considerando as obras em andamento, não há no momento grande volume de trabalho. A última etapa feita, em fase de cura do concreto, foi a construção das escadarias dos dois blocos erguidos.
O próximo passo é fazer as paredes e toda a parte elétrica, hidráulica e de acabamento. Esta etapa está em fase de elaboração de projeto, que determinará os custos e permitirá a abertura de licitação para contratar empresa que execute os serviços. Assim que ficarem prontos, um dos prédios do campus, de 11 mil m², vai abrigar salas de aula, refeitório, biblioteca e auditório para 250 lugares. O outro bloco, de 2,8 mil m², é destinado à parte administrativa.
Além disso, é necessário erguer outros dois blocos de 1,2 mil m² cada, irão receber os primeiros laboratórios. A pista de testes deve ser preparada e ganhar a primeira camada de pavimento em breve. Esta deve ser a estrutura que os alunos irão encontrar em 2016.
Continua depois da publicidade