Uma vistoria feita pelo Ministério Público de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Daysi Werner Salles, localizada no bairro Capoeiras, em Florianópolis, vai resultar em uma lista de recomendações que será enviada à Secretaria de Estado de Educação.
Continua depois da publicidade
Cinco escolas estaduais foram fechadas na Grande Florianópolis nos últimos sete anos
A inspeção ocorreu na última sexta-feira, dia 22, e foi conduzida pelo promotor Davi do Espírito Santo, acompanhado pela comunidade. A intenção do MP é garantir que o terreno seja preservado até que a nova escola seja construída no local.
A Daysi Werner Salles está fechada desde 2014, sem condições estruturais de abrigar os alunos.
Continua depois da publicidade
– Algumas situações já estavam resolvidas depois da audiência pública que fizemos no dia 20 de janeiro. Tínhamos antecipado que seria interessante retirar o que tivesse de material para dar destinação adequada. Isso já foi feito. Constatamos ainda a presença de algum material, lixo, que vai ser descartado. A situação pendente é a ocupação de parte das instalações por uma associação civil que faz distribuição de alimentos a pessoas carentes. Nesse sentido deve ter alguma recomendação – explica o promotor.
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
O problema, segundo ele, é que a estrutura do prédio é bastante precária, por isso não pode ser ocupado.
– Vai ter que ser demolido para a construção da nova escola. A manutenção é para preservar o terreno – salienta o promotor.
Continua depois da publicidade
Ele conta que a área é bastante extensa e que há um vigilante que ajuda a garantir a segurança do local.
Na audiência pública ocorrida no dia 20, a Secretaria de Estado de Educação informou o MP-SC que em fevereiro deve ser publicado o edital para licitação da empresa que vai construir a nova escola. A expectativa é de que, assim que a ordem de serviço for assinada, a obra seja concluída em 18 meses.
– Enquanto isso o MP vai acompanhar como estão sendo atendidos os alunos, que foram transferidos para a Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Coqueiros. Porque eles ainda têm matrícula, tem diretor – aponta o promotor.
Continua depois da publicidade
Davi destaca também a importância da participação dos moradores na luta pela reabertura da Daysi Werner Salles.
– A comunidade está muito engajada, quer essa escola. Vem demonstrando um alto nível de cidadania. É admirável a força que a comunidade tem.