O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou que o decreto da prefeitura de Chapecó, que permite a flexibilização do uso de máscaras, seja modificado. O documento foi publicado na última quinta-feira (3). Segundo o Ministério Público, as regras da cidade devem complementar as normas estaduais e federais, portanto, não podem ser mais permissivas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com a 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, o uso facultativo das máscaras só poderia ser estabelecido pela prefeitura se estivesse amparado em critérios sanitários elencados por autoridades e se forem mais restritivos do que as normas federais e estaduais. Isso porque a finalidade das medidas adotadas é proteger o direito à saúde e garantir a segurança sanitária.
A orientação é de que o município não adote novas medidas menos restritiva ou mais flexíveis em caráter local, contrariando normas federais e estaduais.
De acordo com o MPSC, as regras adotadas em Chapecó também trouxeram insegurança jurídica, gerando conflitos de entendimentos por parte dos órgãos de fiscalização, dos comerciantes e da população em geral. De acordo com a Promotoria, em caso de alteração do decreto estadual ou o fim de sua vigência – prevista para 31 de março de 2022 – nada impede que o município siga as regras do Estado.
Continua depois da publicidade
> Mais de 10 cidades já dispensaram uso de máscara em SC; veja lista
A recomendação do Ministério Público foi expedida nesta terça-feira (8) e o município tem 24 horas para responder se vai ou não acatar as orientações. O não atendimento pode resultar em medidas judiciais e extrajudiciais futuras, segundo o MPSC.
A prefeitura do município acatou a recomendação do órgão, mas vai manter o decreto até dia 14 deste mês. Segundo o prefeito João Rodrigues, há expectativa de que o Governo do Estado anuncie a desobrigação do uso de máscaras ainda esta semana.
De acordo com o que divulgou a colunista do NSC Total, Dagmara Spautz, nesta quarta-feira, Santa Catarina deve liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras no sábado (12). Mais de 15 cidades catarinenses já dispensaram a utilização do equipamento, até o momento.
Leia também
Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras
Continua depois da publicidade
Servidor da elite em SC quer ganhar mais para trabalhar as 8 horas previstas no estatuto
Chuvas intensas afetaram quase 40 mil catarinenses no último ano