Para os próximos 10 anos, o planejamento estratégico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) prevê o combate à corrupção e a defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa. A apresentação deste propósito acontece na tarde desta sexta-feira na Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

O MPSC afirma suas metas diante das denúncias de irregularidade em concursos públicos no Estado. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio à Moralidade Administrativa do Ministério Público, promotor Davi do Espirito Santos, já são mais de 30 processos investigados.

– É bem mais que isso – afirmou o promotor. Ele destacou que muitas vezes o concurso nem chega a ser realizado, pois o Ministério Público atua preventivamente quando detecta alguma irregularidade no edital.

Para Espírito Santo, a fraude em concursos é um crime muito grave.

Continua depois da publicidade

– Imagine que tipo de funcionário público será alguém que ingressa por fraude – alertou o promotor.

Só no Oeste do Estado, foi divulgada uma lista de 15 concursos suspeitos de irregularidades que devem ser investigados pelo Ministério Público de Santa Catarina.

A apresentação do Plano Estratégico do Ministério Público de Santa Catarina será aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin. Foram oito meses de atividades. Mais de 600 Procuradores, Promotores de Justiça e Servidores apontaram os pontos fortes e os pontos a melhorar da Instituição. Também definiram objetivos e iniciativas estratégicas e redefiniram a Missão, a Visão e os Valores do Ministério Público.

Continua depois da publicidade

O MPSC ouviu a sociedade por meio de uma pesquisa de opinião pública. Também foram ouvidos grupos ou organizações que afetam ou podem ser afetados pelo Ministério Público. Todas essas informações ajudaram a construir o mapa estratégico.