A nova casamata e o novo acelerador linear para ampliar o serviço de radioterapia no Hospital Regional do Oeste devem ser inaugurados em janeiro de 2019, segundo projeção do Ministério da Saúde. A assessoria de imprensa do órgão informou que o hospital catarinense está no Plano de Expansão da Radioterapia e que em novembro está prevista a assinatura de contrato para a construção da sala onde vai ser instalado o aparelho. O início das obras está previsto para 30 dias após a assinatura do contrato. O local funciona como um bunker para isolar a radiação. A assessoria do ministério também informou que o aparelho já foi licitado num pacote de 100 unidades, onde a vencedora foi a Varian Medical Systems, dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Atualmente o Hospital Regional do Oeste realiza cem sessões de radioterapia por dia mas o aparelho utilizando já está ficando obsoleto para a demanda. Após a instalação do aparelho do Hospital Regional do Oeste a intenção é adquirir outro com emendas parlamentares. Há a possibilidade de Chapecó ser referência também para o noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná.

Burocracia atrasa hemodinâmica

A direção do Hospital Regional do Oeste também aguarda a publicação no Sistema Nacional de Convênios da autorização para compra dos equipamentos de hemodinâmica do hospital. Os recursos de cerca de R$ 3 milhões já estariam garantidos. Médicos do hospital afirmam que os equipamentos reduziriam o número de mortes e diminuiriam as sequelas causadas por acidente vascular cerebral, por exemplo. Por enquanto não há previsão dessa publicação.

Continua depois da publicidade