A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ser feita em apenas uma dose. A mudança começa a valer ainda nesta terça-feira (2), e Santa Catarina deve seguir a recomendação. Até então, a vacinação era feita em duas doses.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— A partir da publicação, as pessoas que receberam uma dose já estão plenamente vacinadas e não precisarão receber a segunda — reforçou o diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
A vacina usada no novo esquema na rede pública permanece sendo o imunizante quadrivalente do Instituto Butantan. Ela protege contra quatro subtipos de HPV associados ao câncer de colo de útero.
Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos que receberam apenas uma dose da vacina contra o HPV passam a ser classificados pelo Ministério da Saúde, a partir de agora, como plenamente vacinados, conforme o diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
Continua depois da publicidade
Cobertura vacinal em Santa Catarina
Existem mais de 200 tipos de HPV, mas quatro deles são mais frequentes e causam a grande maioria das doenças relacionadas à infecção, que podem causar desde verrugas até cânceres. Os HPV dos tipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero; os tipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.
Em Santa Catarina, a cobertura vacinal é maior entre as mulheres:
- Masculino: 65,2%
- Feminino: 81,24%
Público-alvo da vacinação
A vacina está disponível, através do SUS, para:
- Meninas e meninos de 9 a 14 anos;
- Mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
Os menores de idade não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nos postos de saúde. É preciso apresentar um documento de identificação ou a carteira de vacinação.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também
Vacinação contra a dengue em SC contemplará novas cidades; confira a distribuição de doses
Continua depois da publicidade
SC tem três regiões com lotação máxima dos leitos de UTI adulto