O Ministério da Saúde descartou o terceiro caso suspeito de coronavírus em Santa Catarina. O paciente, um morador de Brusque, no Vale do Itajaí, foi diagnosticado com o vírus Influenza tipo 1. O resultado do exame feito pelo laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro, saiu no fim da tarde de terça-feira.

Continua depois da publicidade

Os primeiros exames para doenças respiratórias haviam apresentado resultado negativo, mas na amostra enviada para testar especificamente o coronavírus, no laboratório carioca, o resultado constatado foi o vírus Influenza.

O paciente de Brusque havia procurado atendimento em um hospital particular da cidade na última terça-feira, com sintomas como febre, após voltar de viagem a cidades como Xangai e Pequim, na China.

Com a confirmação de se tratar do vírus causador da gripe, o caso é descartado das suspeitas de coronavírus. Com isso, Santa Catarina possui apenas um caso ainda suspeito da doença – o de um morador de Rio do Sul, no Alto Vale. O caso foi notificado na sexta-feira e o paciente também aguarda a divulgação de exames.

Segundo dados do ministério, 50% dos casos descartados tratavam-se dos vírus Influenza A e B, organismos em circulação no país e que causam a gripe.

Continua depois da publicidade

No Brasil, o número de casos suspeitos no Brasil caiu de 13 para 11. Outros dois casos suspeitos foram descartados, e mais um caso suspeito foi registrado no Rio Grande do Sul. Por enquanto, o país não tem nenhum caso confirmado da doença.

No mundo, o número de casos saltou de 20.704 para 24.631 entre terça e quarta-feira. Já a ocorrência de mortes por causa do coronavírus passou de 427 para 494.

Na entrevista em que divulgou os dados atualizados do coronavírus, o Ministério da Saúde reforçou que a chegada dos brasileiros que serão trazidos de Wuhan, na China, cidade considerada o epicentro da doença. O grupo de cerca de 40 pessoas será mantido em quarentena durante 18 dias, em uma base militar de Anápolis (GO), para descartar qualquer risco de transmissão.

Continua depois da publicidade