O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (20), a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 em imunossuprimidos. A medida foi tomada considerando a “tendência de redução da efetividade das vacinas com o passar do tempo”, conforme divulgou a pasta.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> SC terá centros de testagem contra Covid gratuitos durante a temporada de verão
Pessoas com imunossupressão podem receber a quarta dose em um período de, no mínimo, quatro meses após a dose três. A medida é válida para pessoas com mais de 18 anos.
> Sem data para vacinar crianças contra Covid, SC soma quase 29 mil infectados nessa faixa etária
Continua depois da publicidade
Segundo a nota técnica, são enquadrados como imunocomprometidos: pessoas com imunodeficiência primária grave, pessoas que realizaram quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, pessoas vivendo com HIV/AIDS, pessoas que fazem uso de corticoides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, pessoas com doenças autoinflamatórias ou intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.
Leia também
Réveillon de Florianópolis com queima de fogos é cancelado
Anvisa avalia novo pedido de uso da vacina Coronavac em crianças a partir de 3 anos