O Ministério da Agricultura publicou na noite desta segunda-feira (22) uma portaria que confirma a declaração de estado de emergência zoossanitária em todo território nacional por 180 dias. A medida foi adotada em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Portaria 587 também prorroga, por tempo indeterminado, a vigência da Portaria 572, de 29 de março de 2023, que estabelece medidas preventivas contra o ingresso e a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota mais cedo na qual afirma que a medida adotada pelo Ministério da Agricultura já era “prevista e amplamente discutida” com o setor produtivo.
Para a ABPA, o único propósito da portaria é a “desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação”.
Continua depois da publicidade
Com informações de Estadão Conteúdo
Leia também
Consulta do 1º lote de restituição do Imposto de Renda começa nesta quarta
Ex-ajudante de Bolsonaro responde todas as perguntas da PF no caso das joias
Principal causa de morte de crianças e jovens é o assunto do podcast SC em 5 minutos