Santa Catarina amanheceu ainda mais gelada na manhã desta quinta-feira (29), com a temperatura mais baixa do ano. Depois da ocorrência de neve durante a noite e madrugada, cidades da Serra tiveram índices extremos nas primeiras horas da manhã. Em Bom Jardim da Serra a mínima foi de -8,6 °C às 4h, superando os -8,2 °C de Urupema em 20 de julho. Urupema inclusive, registrou -7,4 °C, às 3h.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a mínima mais baixa registrada no Brasil em 2021. 

O sistema da Epagri/Ciram chegou a mostrar a mínima de -8,3°C como a mais baixa registrada em Bom Jardim da Serra nesta quinta. O dado foi atualizado por volta das 9h após a confirmação de um temperatura ainda mais baixa. 

Em Urubici, às 6h, fez -6,5 °C. As temperaturas devem baixar ainda mais nas próximas horas. São Joaquim, também na Serra, registrou -6,14 °C às 6h. Lages e Bocaina do Sul também registraram mínimas negativas de -2 °C, às 6h.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis o amanhecer também foi gelado. A mínima registrada foi de 1,86 °C, às 5h. Águas Mornas (0,7 °C), Rancho Queimado (0,8 °C) e Santo Amaro da Imperatriz (1,73) também registraram temperaturas baixas. Joinville fez 4,8 °C, enquanto Blumenau amanheceu com 8,5 °C, conforme dados do AlertaBlu.

Ao longo da noite de quarta-feira (28) pelo menos 10 cidades tiveram neve. O registro do fenômeno ocorreu em Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Governador Celso Ramos e Fraiburgo.

Veja a lista das menores temperaturas nesta manhã:

Bom Jardim da Serra: -8,6 °C

Urupema: -7,41 °C

Urubici: -6,5 °C

São Joaquim: -6,14 °C

Água Doce: -3,95 °C

Fonte: Epagri/Ciram

Chances de neve para esta quinta-feira 

Flocos de neve em luva em São Joaquim nesta quarta-feira (28)
Flocos de neve em luva em São Joaquim nesta quarta-feira (28) (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação)

De acordo com Leandro Puchalski, a chance de neve é mais propícia entre esta quarta e o amanhecer de quinta-feira, na Serra e no Meio-Oeste catarinense. Já durante a manhã de quinta, o ar deve ficar seco e, com isso, acaba a chance do fenômeno acontecer nesta onda de frio intenso em Santa Catarina.

Na manhã desta quarta-feira, segundo dados da Epagri/Ciram, ao menos 53 municípios catarinenses registraram mínimas negativas. A menor temperatura foi em Bom Jardim da Serra, onde os termômetros registraram -7,8 ºC.

Continua depois da publicidade

Relembre nevascas históricas em SC e os recordes de frio

Leia também 

Neve chega ao RS e moradora brinca: “Olha o chão branquinho”

“Nunca passei tanto frio”, diz turista ao registrar neve na Serra de SC

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Cidades da Serra de SC se preparam para a chegada do frio intenso