Minha trajetória com testes de software começou em 2002, quando esta área estava ainda começando no Brasil. Foi logo após me formar no curso de Análise de Sistemas — que era visto como o curso do futuro — na Universidade Católica de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com o diploma em mãos, fui para Porto Alegre entender como estava o mercado de trabalho na capital e, para minha surpresa, consegui uma oportunidade para trabalhar numa grande empresa que estava recrutando justamente pessoas sem experiência para serem treinadas em Teste de Software e Qualidade em projetos de grandes bancos.

Continua depois da publicidade

Pronto, foi o suficiente para me apaixonar pela área! Depois disso, fui morar e trabalhar em Florianópolis (SC), onde sigo atuando até hoje com grandes empresas, em projetos que vão desde legados até sistemas financeiros complexos.

Vinda de uma família de quatro irmãs, sei bem como é viver num mundo feminino onde uma apoiava a outra. Trabalhar no setor de tecnologia foi um desafio, por muitos anos na maioria das empresas onde trabalhei eu era a única mulher no setor de testes. Mas desde o início tive em mente não enxergar os colegas como concorrentes e sim me posicionando como uma peça importante para o time, ganhando respeito e confiança das lideranças através da colaboração.

Hoje incentivo as mulheres a não permitirem que acontecimentos negativos no ambiente de trabalho as façam perder o foco. Além das habilidades técnicas, que são fundamentais, é preciso também desenvolver habilidades comportamentais como a comunicação. Muito do que conquistei em minha carreira foi por conseguir gerar empatia com meus colegas de trabalho e ter comprometimento, garantindo a entrega de produtos e projetos com valor.

Alguns tópicos que precisam sempre ser repensados são:

Continua depois da publicidade

– Como a minha forma de agir impacta no meu dia a dia de trabalho.

– O que eu preciso aprender mais.

– Como eu posso lidar melhor com mudanças, pois na tecnologia tudo muda o tempo todo.

– Repensar qual o meu papel dentro do meu time.

Algo que também agrega muito valor para mim é participar de eventos na área de TI. Fazer networking é importante para meu crescimento pessoal e a partir dele incentivo outras mulheres a permanecerem firmes e a crescerem no setor. Algo que me faz muito feliz é ser inspiração para outros profissionais, dentre eles, diversas mulheres que atuam em empresas de tecnologia.

*Por Tatiana Ribeiro Nunes, analista de testes de software

A Tech Power é uma iniciativa que busca ampliar a participação e liderança feminina no setor tecnológico da Grande Florianópolis por meio da comunicação. O projeto foi criado por mulheres que trabalham na Dialetto, empresa de assessoria de imprensa e marketing digital especializada em tecnologia. Saiba mais.