Os mineiros das cidades de Criciúma, Treviso, Siderópolis e Içara, no Sul do Estado, encerraram nesta terça-feira (11) o movimento grevista após aceitarem proposta patronal de reajuste de 10,5% (5,56% de reposição da inflação mais aumento real de 4,94%).

Continua depois da publicidade

Os trabalhadores de Lauro Müller e Forquilhinha realizaram suas assembleias apenas hoje, mas seguiram o indicativo da categoria nas outras cidades e encerraram a greve, retomando imediatamente suas atividades após aprovação unânime da proposta de reajuste feita pelos empregadores.

Para o presidente do Sindicato dos Mineiros de Lauro Müller e Orleans, Lourival Elias Filho, o aumento concedido corresponde às expectativas dos mineiros.

– Nossa ideia era conseguir ultrapassar os 10%, talvez chegar aos 11%. Então os 10,5% para o momento é um bom compromisso – diz Lourival.

Quanto aos três dias de paralisação, os trabalhadores de Lauro Müller terão dois dias abonados e o terceiro será recuperado em um sábado. Já em Forquilhinha, haverá a diminuição de três dias no período de férias.

Continua depois da publicidade