O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, principal candidato ao título da temporada 2005 do WQS, venceu uma bateria no Onbongo Pro Surfing nesta sexta-feira, dia 28, na Praia Mole, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O campeonato, de nível seis estrelas, pode dar o título mundial por antecipação a Mineirinho, desde que ele conquiste a etapa.
Mineirinho enfrentou na estréia o paulista Renato Galvão, campeão do SuperSurf 2004, o carioca Guillherme Herdy, que disputa o WCT, e o espanhol Iker Fuentes.
Com duas boas notas nos minutos finais da bateria (6,70 e 7,77), Mineirinho conseguiu reverter um quadro desfavorável e passar em primeiro lugar.
– Estava tudo muito difícil, ainda mais tendo que enfrentar feras como o Herdy e o Galvão. Mas o melhor de tudo é que consegui vencer uma bateria e quebrar de vez esse gelo – disse o surfista.
Continua depois da publicidade
Agora, Mineirinho encara na quarta fase da competição o carioca Raoni Monteiro, o sul-africano Daniel Redman e o australiano Josh Kerr.
– Surfar na Mole é sempre muito difícil. A maré varia demais e o surfista precisa ficar atento a isso se quiser se dar bem – explicou Mineirinho.
Outro que se destacou nesta sexta foi o paulista Edgar Bischof, primeiro colocado na 17ª bateria da terceira fase. O atleta de 26 anos pegou uma onda tubular e arrancou dos juízes uma das melhores notas do dia (9,0).
Ao saber do resultado, Edgar ficou um pouco frustrado:
– Pô, eu espera um 10 fácil. Peguei uma onda muito difícil – destacou ele, que na primeira edição do Onbongo Pro Surfing, em 2003, terminou em nono lugar.
Continua depois da publicidade
Já o carioca Raoni Monteiro, atual vice-campeão da etapa catarinense, avançou para a quarta fase ao ficar em segundo lugar na sua bateria.