O surfista brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu a 11ª bateria do WCT Brasil, etapa da divisão de elite do circuito mundial de surfe, que começou nesta terça, na Praia da Vila, em Imbituba (SC).

Continua depois da publicidade

Souza, que fez nota 14.16, caiu na água com o havaiano Bruce Irons (9.16) e com o australiano Bede Durbidge (13.37).

Os outros brasileiros que já ganharam são o potiguar Marcelo Nunes e o cabo-friense Victor Ribas, que venceram a segunda e a sexta baterias respectivamente.

Kelly Slater e Andy Irons, favoritos para levar o título do WCT Brasil, venceram as suas baterias também.

Já na 12ª bateria o brasileiro Fabio Gouveia não conseguiu ir bem e ficou em terceiro lugar, com 7.50 pontos. Na frente ficaram o australiano Jake Paterson (14.84) e o norte-americano Tim Reyes (14.10).

Continua depois da publicidade

Nesta terça, serão disputadas ao todo 16 baterias com três surfistas cada. Os primeiros lugares das baterias se classificarão direto para a terceira fase do evento. Os derrotados vão para a repescagem.

Um total de 19 brasileiros está disputando a penúltima etapa da temporada, superando o número de australianos (15), norte-americanos (oito), havaianos (quatro) e sul-africanos (dois), os cinco únicos que têm representantes na elite do World Championship Tour (WCT).

No surfe, Havaí e Estados Unidos competem como nações diferentes.