O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, garantiu nesta quinta, dia 24, em Haleiwa, no Havaí, o título do World Qualifying Series (WQS) 2005, a divisão de acesso do surfe mundial. Mesmo eliminado na terceira fase da penúltima etapa do circuito, realizada em Haleiwa, o brasileiro somou 13.128 pontos no ranking e não tem mais como ser ultrapassado.
Continua depois da publicidade
Aos 18 anos de idade, Mineirinho manteve a tradição brasileira no ranking de acesso do surfe mundial e tornou-se o mais jovem campeão da história da competição. Nos dois últimos anos, o troféu do WQS ficou com o catarinense Neco Padaratz.
Apenas dois surfistas poderiam impedir que Mineirinho ficasse com o troféu do WQS. O norte-americano Bobby Martinez era o que tinha maiores chances, mas precisava chegar na grande final em Haleiwa e foi barrado nas oitavas-de-final. Já o australiano Adrian Buchan necessitava da vitória no Op Pro Hawaii e foi eliminado nas semifinais pelo carioca Raoni Monteiro e pelo australiano Mick Fanning.
O campeão em Haleiwa foi o havaiano Pancho Sullivan. Os cariocas Raoni Monteiro (terceiro colocado) e Yuri Sodré (parou nas quartas-de-final) estarão ao lado de Mineirinho no ano que vem no circuito que reúne os melhores do mundo no World Championship Tour (WCT).
Nesta sexta, também no Havaí, em Sunset Beach, tem início a O’Neill World Cup, última etapa do circuito WQS da temporada.
Continua depois da publicidade