Engana-se quem pensa que o treinamento de um surfista profissional inclui apenas as ondas. O atual campeão mundial Adriano de Souza, o Mineirinho, acabou de encerrar a preparação para a etapa brasileira do World Surf League (WSL), que acontece de 10 a 21 de maio, no Rio de Janeiro. Os treinos foram realizados em Florianópolis, onde mora, e é um trabalho de longo prazo que trabalha o corpo especialmente para cada etapa do mundial.

Continua depois da publicidade

Surfista de Imbituba, Juninho brilha no Rip Curl Grom Search no Havaí

– Há mais de quatro anos invisto meu tempo neste tipo de treino, faço de duas a três horas diariamente quando estou em Floripa. Quando viajo não tenho os mesmo benefícios, levo bola, elástico e faço a manutenção do trabalho, intercalando com muitas horas de surfe, explica o campeão.

Adriano de Souza passou mais de uma semana cuidando do corpo para a etapa carioca do mundial, que exige muita força e velocidade dos atletas. Quem elabora e acompanha o treino específico do surfista é o especialista em fisioterapia esportiva e osteopatia, Alison Leff Paz. Ele realiza trabalhos com várias etapas, incluindo atividades de realinhamento corporal, mobilidade e estabilização.

Continua depois da publicidade

Para cada etapa do mundial Mineirinho realiza uma preparação diferenciada, conforme o tipo de ondas que irá enfrentar. De acordo com o especialista, isso é fundamental para garantir o máximo de evolução e eficiência do atleta.

– Me sinto forte e preparado para cada etapa. Sempre que posso venho para Floripa descansar, recarregar as baterias e aproveito para aprimorar o meu condicionamento, finaliza o surfista.