Em seu terceiro dia de disputas, o Oakley Junior Challenge – competição especial para surfistas convidados de até 20 anos – foi transferido da Praia da Joaquina para a do Matadeiro, ambas na Ilha de Santa Catarina. A mudança ocorreu por causa da entrada do Vento Sul nesta quarta, dia 25.

Continua depois da publicidade

Quem se deu bem na nova praia foi o atual campeão, o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho. Ele foi o surfista que conseguiu somar mais pontos nas boas ondas de 1m a 1m50cm de altura, diminuindo para 0,90 ponto a diferença para líder, o carioca Leandro Bastos.

Na categoria feminina, Taís de Almeida, de Saquarema (RJ), registrou a maior pontuação do dia (31,77), enquanto a paulista Cláudia Gonçalves assumiu a liderança ao marcar 26,80 pontos na mesma bateria, com ambas derrubando a havaiana Leilani Gryde para a terceira posição.

A batalha final será nesta quinta-feira, provavelmente na Praia da Vila, em Imbituba, a 90 quilômetros ao Sul de Florianópolis. Mas o local exato só vai ser definido na reunião da comissão técnica, às 8h, na Praia da Joaquina.

– O espírito do evento é esse, o de procurar as melhores condições de ondas. Nesta quarta a Praia do Matadeiro era a melhor opção por causa da entrada do vento sul – disse Luiz Henrique Sabóia, o Pinga, diretor de marketing da Oakley no Brasil.

Continua depois da publicidade

Nas baterias desta quarta-feira, o primeiro show foi de Patrick Tamberg, atleta de Fernando de Noronha (PE). Ele fez bonito na pista de tubos do Matadeiro, totalizando 28,53 pontos. A marca foi superada apenas por Adriano de Souza, que somou 28,80 pontos na última bateria masculina da quarta-feira.

– Desde quando falaram que o campeonato ia mudar de lugar, eu estava torcendo para que viesse aqui para o Matadeiro, que tem uma onda muito parecida com a do Canto do Morro do Pico, em Noronha, onde eu sempre surfava – disse Patrick Tamberg, que há um ano mora na Praia Mole, também em Florianópolis.

Apesar da grande apresentação, Patrick não tem mais chances de brigar pelo título do Oakley Junior Challenge. Já o catarinense William Cardoso, que também foi bem nessa primeira bateria, somando 27,43 pontos, assumiu a quarta posição na classificação geral após três rodadas, com 75,84 pontos.

À sua frente, só estão o ubatubense Hizunomê Bettero, em terceiro lugar com 75,96 pontos, Adriano de Souza, em segundo com 79,94 pontos, e o carioca Leandro Bastos, com 80,84 pontos. O campeão vai receber oito mil reais de prêmio.

Continua depois da publicidade

Um dia depois de completar 20 anos de idade, Leandro Bastos não gostou muito da sua performance na terceira bateria:

– Achei o mar um pouco estranho, com uma condição totalmente diferente dos dois primeiros dias, na Joaquina, e demorei para achar as ondas. Eu caí num tubo ali que eu não poderia ter caído de jeito nenhum, mas competição é assim mesmo e continuo com força total e com sede de vitória – contou Leandro, que somou 21,17 pontos nesta quarta.