Um dos mais renomados escritores brasileiros da atualidade, Milton Hatoum chega nesta sexta-feira a Florianópolis para lançar A Noite da Espera. A sessão de autógrafos com o autor ocorre a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping. O livro é o primeiro volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio, baseada nas memórias afetivas, políticas e culturais de um grupo de jovens de Brasília entre as décadas de 1960 e 1970.

Continua depois da publicidade

Hatoum chegou a morar na capital federal, para onde se mudou de Manaus aos 15 anos a fim de continuar os estudos. O período que ele passou na cidade, também durante o regime militar, levanta a possibilidade de a obra ser autobiográfica. Mas, apesar das semelhanças, ele garante que o narrador, Martim, tem menos a ver com sua própria experiência brasiliense do que leitores e críticos de literatura supõem:

– Sou muito diferente (de Martim). Ele é um paulista que vai para Brasília com o pai a contragosto depois que os pais se divorciam. Me reconheço um pouco em outro personagem, o Nortista, que é de Manaus – explica, em entrevista por telefone de sua casa, em São Paulo.

No entanto, o escritor de 65 anos reconhece que não poderia ter colocado a história no papel se não tivesse vivido “profunda e intensamente” a fase em que foi aluno do Centro Integrado de Educação Modelo (fechado pelos militares em 1970). As lembranças, diz, o ajudaram a reconstruir “a atmosfera daquele momento, o plano piloto, as cidades-satélite, a repressão vigente”.

– Nunca fui de nenhum grupo, nenhum movimento específico. Nem me filiei a nenhum partido político depois. Mas eu participava das mobilizações da época, ainda que apenas como um jovem que queria liberdade, contra a censura, contra a tortura.

Continua depois da publicidade

Para Hatoum, A Noite da Espera enquadra-se na categoria romance de formação – ou, como define, “sobre a descoberta do mundo, do amor, da política, da formação intelectual, de todas as adversidades que os personagens se deparam naquele momento difícil, duro”. Traços fortes do gênero, segundo o autor, também podem ser encontrados em seus livros anteriores, Dois Irmãos (de 2000, que virou minissérie na Globo neste ano) e Cinzas do Norte (2005), ambos vencedores do Prêmio Jabuti de literatura.

– Minha vida foi um pouco um romance de formação, e acho que isso influiu muito na narrativa. Tentei narrar essa passagem da juventude para a maturidade.

A trilogia começou a ser escrita há dez anos. O segundo volume está em fase de revisão e deve ser publicado em 2018. O último ainda não tem previsão de lançamento, mas Hatoum adianta que será narrado por uma mulher.

AGENDE-SE

O quê: Lançamento do livro A Noite da Espera e sessão de autógrafos com o autor, Milton Hatoum

Quando: nesta sexta (15/12), a partir das 19h30

Onde: Livrarias Catarinense (Beiramar Shopping, Florianópolis)

Quanto: grátis