Como nas cenas de filme de guerra, até a próxima sexta-feira os joinvilenses que moram ou circulam pela região central da cidade poderão se deparar com um veículo militar blindado e uma equipe que parece estar preparada para uma guerra civil-militar.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville

Na verdade, a equipe faz parte de um treinamento específico de conflitos em áreas urbanas do qual participam três militares do 62º Batalhão de Infantaria e outros 20 selecionados de unidades do Exército do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

O veículo é um tanque anfíbio do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (34º BI Mtz) de Castro, no Paraná. Dentro dele, os homens simulam uma série de ações como se estivessem no meio de uma guerra travada entre civis, no meio do trânsito ou em ruas e avenidas normais _ e não num campo de batalha.

– É uma atividade de treinamento prático sobre conflitos armados em meios urbanos, como são os conflitos atuais pelo mundo. Mas também tem uma parte teórica, sobre doutrina militar moderna, legislação e direito internacional – diz o capitão Edyno Alves Branco.

A parte prática do exercício está sendo realizada pelos militares na área de treinamento do 62ºBI, no bairro Glória, em Joinville. Embora a área seja fechada para civis, o contato do grupo com a população ocorre principalmente nas ruas entre o quartel, no Centro, e a área dos exercícios práticos. O treinamento será encerrado na sexta-feira.

Continua depois da publicidade