Um grupo de 30 militares da reserva do Exército de Santa Maria se reuniu na tarde desta terça-feira, na Praça do Mallet, para comemorar os 51 anos do golpe de 31 de março de 1964.
Continua depois da publicidade
Os militares de Santa Maria, na região central do RS, se manifestaram contra a proibição da presidente Dilma Rousseff de comemorar o golpe dentro dos quartéis do Brasil, desde 2011. O evento fazia parte do calendário oficial dos militares brasileiros.
– Foi no dia 31 que os brasileiros ficaram livres da ameaça comunista. A comuna terrorista, agora, tomou o poder no país. Este não é um ato político, é um ato patriótico – disse o Coronel de Infantaria e do Estado Maior, Paulo Ricardo Paiva, 67, que está na reserva há 15 anos.
Durante o ato, que teve faixas com frases condenando a corrupção e em favor do impeachment da presidente, os militares simularam uma cerimônia, como acontecia nos quartéis, antes da proibição – com toque de silêncio, hino nacional, toque da vitória e hino do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
– Tudo de bom que a ditadura trouxe para o Brasil foi apagado por poucos episódios de tortura. O Brasil só cresceu no período da revolução – afirmou o Coronel de Artilharia, Jorge Pantoja, 79, há 31 anos na reserva.
O golpe aconteceu depois que João Goulart, que havia sido eleito presidente, democraticamente, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi deposto e teve de fugir para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para o Uruguai. Desta maneira, o Chefe Maior do Exército, o general Humberto Castelo Branco, tornou-se presidente do Brasil.
A 3ª Divisão do Exército de Santa Maria destacou que o ato foi isolado, não teve a participação de militares da ativa e que o exército trabalhou normalmente nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
– Não tivemos cerimônias internas, trabalhamos no cumprimento da nossa missão, que é a defesa da pátria. Também desconhecemos a orientação da presidente de não haver comemorações nesta data – afirmou o Coronel Almeida Rosa, relações públicas da 3ª DE.