A Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) notificou a concessionária da rede ferroviária América Latina Logística (ALL) pelo derramamento de grãos de milho entre o Centro de Jaraguá do Sul e o bairro Nereu Ramos, na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A empresa tem 48 horas após o recebimento da notificação para limpar os trilhos ou receberá multa diária de R$ 500. O presidente da Fujama, César Rocha, informou que a empresa deverá também apresentar um relatório de limpeza, onde constarão as causas que levaram ao acidente, conforme o procedimento padrão adotado pelos órgãos ambientais.
Segundo ele, esta é a segunda vez que a empresa é notificada neste ano por causa dos grãos que caem dos vagões ao longo da via férrea. Em junho, a Fujama constatou que havia farelo de soja espalhado nos trilhos.
– A limpeza precisa ser feita rapidamente porque os grãos se decompõem, causam mau cheiro e atraem ratos – destaca.
A assessoria de imprensa da ALL informou que está investigando a causa do derramamento da carga e que uma equipe da empresa será enviada ao local para remover os grãos no menor tempo possível. A suspeita é que um dos vagões do trem que ia para São Francisco do Sul tenha sofrido algum ato de vandalismo ou uma tentativa de furto de carga. A empresa não soube informar o volume de milho que caiu.
Continua depois da publicidade