Milhares de pessoas se reuniram na avenida Beira-rio, no fim deste sábado (9), para celebrar os 168 anos de Joinville. Mesmo com previsão de temporal, o tradicional desfile cívico de aniversário reuniu aproximadamente 3,5 mil participantes na avenida – entre representantes das forças de segurança, das redes de ensino, entidades, associações e grupo de classe do município.
Continua depois da publicidade
— Este aniversário da cidade é muito especial porque neste momento Joinville aporta para uma nova oportunidade de inovação. Estamos preparando a nossa cidade para o futuro, para que possa ser mais justo e igual e com mais qualidade de vida — destacou o prefeito Udo Döhler, durante a festividade.
A primeira instituição a desfilar foi a banda e os pelotões do 62º Batalhão de Infantaria, seguida das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Bombeiros e Apae. Assim que as forças de segurança saíram da avenida, o barulho das fanfarras ia ficando cada vez mais alto, dando vez aos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de demonstrar as homenagens em celebração ao aniversário da cidade.
Entidades e associações vieram na sequência, denotando o trabalho realizado para ajudar na evolução da cidade. Durante o desfile, até o tempo pareceu homenagear o município. As características ao longo do dia foram bem típicas do cotidiano dos joinvilenses: bastante sol e calor no começo da parada; e chuva com vento quando os últimos participantes deixaram a avenida.
O trânsito na avenida Beira-rio permaneceu interditado, durante todo o desfile, para garantor a circulação dos participantes. Na plateia, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes durante as duas horas de desfile. A parada demonstrou aos espectadores a diversidade cultural, de pessoas e também das vocações da cidade. O público era formado por pessoas de várias idades, que vieram para ver familiares e amigos desfilar ou somente aproveitar
Continua depois da publicidade
78 anos junto à cidade
Guiomar Alves participa da festividade todos os anos e diz já ter perdido a conta de quantos anos esteve na plateia durante o desfile. Neste ano, os olhos de Guiomar estavam voltados com orgulho para a neta e bisneta que participaram dos grupos das escolas. Além de ver a família, a senhora diz que o evento é oportunidade de celebrar os 168 anos.
Aos 78 anos, ela também conta que tem muita satisfação em observar o crescimento e a evolução do município, já que o acompanha desde que ele tinha 90 anos.
— Eu conheci Joinville diferente, mais novinha. Enquanto eu tiver saúde, quero sempre vir participar e acompanhar o desfile. Eu venho danço, brinco e ainda comemoro o aniversário da minha cidade — orgulha-se.
Do Sul para o desfile
Com uma cuia de chimarrão nas mãos, a gaúcha Gilda Dittgen Xavier, 57 anos, prestigiava a parada na companhia do marido Ilton Xavier, 57. Gilda veio de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e chegou à cidade na sexta-feira (8) à noite para visitar familiares que residem em Joinville. Vendo a programação para o feriado, ela encontrou no desfile cívico uma boa alternativa para conhecer um pouco mais da história e das tradições da cidade.
Continua depois da publicidade
— É a primeira vez que eu venho ao desfile de aniversário da cidade e estou adorando. Tem muita gente desfilando, é muito bonito de se ver — conta.
A gaúcha conta que vai aproveitar a cidade por mais dois dias e pretende conhecer os principais pontos turísticos. Depois, o casal segue viagem para o litoral, para então retornar ao Rio Grande do Sul.
De participante a espectadora
A cada nova grupo de participantes que entrava na avenida Beira-rio, Thais Caroline Sierpinki, 20 anos, tirava várias fotos e fazia vídeos. A jovem diz ter boas lembranças de quando era ela quem desfilava pela Escola Agrícola, nas datas comemorativas da cidade. Agora, Thais aproveita para acompanhar, todos os anos, o desfile com os olhos de espectadora.
Como joinvilense, a jovem conta que, das comemorações de aniversário de Joinville, o desfile é sempre a que mais a emociona.
Continua depois da publicidade
— Eu fico muito feliz em ver o desfile, me emociono em ver tanta gente celebrando o aniversário da cidade — conta a jovem.
Veja mais fotos do desfile: