Milhares de fiéis se reuniram, na tarde de quinta-feira, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, para celebrar a missa de Corpus Christi. A cerimônia começou às 15h e a procissão, que percorreu os belos tapetes coloridos pelas ruas próximas à igreja, começou por volta das 16h15min. O presidente da cerimônia foi acompanhado por autoridades do município durante o trajeto.
Continua depois da publicidade
Confira a galeria de fotos da confecção dos tapetes
Os fiéis acompanharam a procissão que saiu da via que passa em frente às escadarias da igreja, passando pelas ruas Frederico Augusto Thieme, Uruguai, Juventino Linhares e Doutor Cacildo Romagnani. Uma das novidades na confecção dos tapetes neste ano foi o uso de sal grosso, algumas porções foram coloridas, formando as mais diversas figuras.
Quem mora nas proximidades da igreja nem precisou sair de casa para acompanhar a procissão. Bem pelo contrário. Muitos fizeram questão de participar, enfeitando as casas com balões brancos, vermelhos e dourados, além de outros adereços religiosos. Para a esteticista Luciana Tridapalli, que se mudou há cerca de um ano para a região, o Corpus Christi deste ano teve um significado maior do que a reflexão que a data sempre traz.
Continua depois da publicidade
– Foram os vizinhos que me procuraram para enfeitar a casa. E foi bom até para conhecê-los, uma boa forma disso acontecer – declara Luciana, que fez questão de dizer que gosta da data.
Significado
A cerimônia de Corpus Christi (Corpo de Cristo, em latim), é uma festa que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (60 dias depois da Páscoa), lembrando a Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. A data é feriado no Brasil desde 1961.
A procissão é uma forma de testemunhar a adoração e a veneração com a Santíssima Eucaristia, lembrando também a caminhada do povo em busca da Terra Prometida. Já a tradição de confeccionar os tapetes na rua surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Geralmente, o tema principal dos desenhos tem a ver com a Eucaristia.
Continua depois da publicidade