Mais de 6 mil imigrantes que entraram na Macedônia, a maioria sírios, seguiram neste domingo a rota do norte em direção às fronteiras da Europa Ocidental, depois de vários dias retidos na fronteira com a Grécia.

Continua depois da publicidade

Muitos deles se dirigem para a Sérvia, onde existe um acampamento na localidade de Miratovci com distribuição de água e comida. O serviço é organizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Por que a “ameaça” dos imigrantes é uma paranoia fabricada

Do local, os imigrantes são direcionados a um centro de recepção estatal na cidade de Presevo, onde recebem documentos temporários. Em seguida, podem optar se desejam embarcar em ônibus, que seguem para Belgrado ou até a fronteira com a Hungria, informou o canal de TV público RTS.

A Macedônia também continua recebendo todos os dias centenas de pessoas que sonham com o asilo. Na cidade de Gevgelija, a polícia informou que aproximadamente 4 mil pessoas receberam documentos nas últimas 24 horas.

Continua depois da publicidade

Outras mil refugiados aguardam uma oportunidade de entrar no país com documentação. Procedentes dos portos gregos – sobrecarregados com a chegada constante de migrantes em condições dramáticas – podem caminhar até a Macedônia livremente, sem medidas de repressão da polícia, constatou a AFP.

Investigadores se concentram nas viagens e personalidade de marroquino que atacou trem

No sábado, mais de 1,5 mil pessoas, retidas em uma verdadeira “terra de ninguém” entre o país e a Grécia durante três dias, superaram as barreiras policiais em meio a um cenário de grande confusão.

– Foi uma loucura durante toda a noite, gente por todos os lados, ônibus que chegavam e partiam, táxis de outros lugares – explicou um taxista que se identificou apenas como Milan.

Devido à situação, autoridades foram obrigadas a fretar alguns trens especiais para administrar a onda de migrantes. A viagem de 180 km de trem dentro da Macedônia até a cidade de Tabanovce, na fronteira com a Sérvia, dura quatro horas.

Continua depois da publicidade

Porta-voz da polícia macedônia, Ivo Kotevski disse que as forças de segurança não desejam utilizar a força e devem buscar métodos alternativos para conter a entrada de ilegais.

Três amigos regressam aos EUA como heróis após ataque a trem na Europa

Desde meados de junho, o país recebeu mais de 42 mil pessoas, incluindo 7 mil menores de idade, procedentes da Grécia, segundo o governo.

Durante três dias, entre quinta-feira e sábado, a Macedônia declarou estado de emergência e mobilizou a polícia. O país chegou a proibir durante 24 horas a passagem dos migrantes, mas a tensão chegou ao nível máximo no sábado, quando os imigrantes avançaram contra as barreiras policiais e conseguiram superar os obstáculos para entrar no país.

Leia as últimas notícias de Mundo

Preço de 4 mil euros para realizar travessia

Sírio, Mohamed Rostom passou pelo Iraque e atravessou a Turquia acompanhado da esposa e dos três filhos antes de chegar a terras gregas. Rostom confirmou que foi necessário o pagamento de 4 mil euros a traficantes para que o levassem até a Grécia.

Continua depois da publicidade

– Três pessoas morreram no trajeto. Eu quero ir até a Alemanha para trabalhar. Quero me sentir seguro, viver como um ser humano e, por isso, escolhi a Europa – explicou.

Leia as últimas notícias