Cerca de mil policiais – entre militares, civis, federais, corpo de bombeiros e guardas municipais – farão a segurança externa dos fãs no show do beatle Paul McCartney. A megaoperação, desde o Túnel Antonieta de Barros até o Aeroporto Hercílio Luz, deve começar cedo: já às 6h daquela quarta-feira, estendendo-se até a dispersão total do público, por volta de 4h de quinta. É o que prevê o plano de atividades divulgado na quinta-feira pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
Continua depois da publicidade
OPINE: por que o show deve ser inesquecível?
Mas ainda há muito a ser definido. Até o dia 25, uma comissão formada por todos os setores da segurança deve se reunir duas vezes por semana para discutir os detalhes, como quais ruas permanecerão abertas e quais serão fechadas.
Só o que se sabe, por enquanto, é que o entorno da Ressacada será isolado desde a SC-401, rodovia que leva ao aeroporto. Devem ser formados cinco ou seis bolsões, com áreas de estacionamento, a partir de onde o público será transportado em vans ou ônibus até o estádio.
Continua depois da publicidade
De toda a operação, a PM é quem contará com o maior pelotão: cerca de 500 agentes serão destacados para o trabalho. Serão usadas de 20 a 25 viaturas e outras 20 a 25 motocicletas, com apoio de, no mínimo, duas ambulâncias.
Dentro do estádio, mais reforço: uma equipe de segurança privada será contratada pela organização do evento.
– Já nos baseamos em estudos prévios para montar essa operação, mas ainda existem muitos detalhes a acertar, como o trânsito – explica o subcomandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral.
Continua depois da publicidade