A soltura de mil filhotes de peixes lambaris, no rio Piraí, marcou a primeira etapa do Projeto Ictiofauna. A ação aconteceu na manhã ensolarada desta quarta-feira (12) e contou com a presença do prefeito Udo Döhler e do vice Nelson Coelho. Os peixinhos foram colocados próximo à ponte do Piraí, na estrada Comprida, região do bairro Vila Nova, na Zona Oeste da cidade.
Continua depois da publicidade
Desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), o projeto Ictiofauna prevê o repovoamento de rios com lambaris. Os alevinos foram produzidos na UDR a partir de matrizes de lambaris dos rios do Júlio, Piraí, Cubatão e Alandaf, que serão destinos das próximas quatro etapas de soltura.
— Estamos dando suporte para controlar a infestação de Simulídeos, pois o alevino é um predador natural. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância da preservação ambiental no contexto educativo, além da promoção do desenvolvimento rural – explica o secretário da SAMA, Jonas de Medeiros.
Segundo ele, com baixo custo, a produção de lambaris pode ser uma nova fonte econômica para produtores rurais que quiserem promover a criação. No caminho que leva à margem do rio, 25 mudas de árvores nativas foram plantadas com o auxílio de alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, do Vila Nova.
A iniciativa é parte do programa Adote uma Árvore. As crianças também levaram mudas para casa.
Continua depois da publicidade
— O objetivo é conscientizar a comunidade de que, para usarmos estes espaços junto à natureza, temos de preservá-los — ressalta Carlos Alberto Noronha do Amaral, gerente de Desenvolvimento Rural da UDR.
Trabalho desenvolvido pela UDR
O Projeto Ictiofauna foi desenvolvido pela equipe técnica da UDR tendo como objetivos principais promover o equilíbrio ecossistêmico de rios que cortam a área rural de Joinville, com o aumento da população de lambaris (espécie nativa da região) e, consequentemente, controlar a proliferação dos mosquitos Simulídeos – popularmente conhecidos como borrachudos – que afeta as comunidades locais.
Ictiofauna significa conjunto das espécies de peixes que existem em determinada região biogeográfica.