A Microsoft lançou nesta quarta-feira a versão beta do Internet Explorer 9, que deve ser 11 vezes mais rápido do que o seu antecessor, o IE8, segundo projeção da empresa. O programa também traz inovações na interface com o usuário.
Continua depois da publicidade
Segundo a Microsoft, a melhora na velocidade de navegação na web inclui a introdução de um novo engine de Java Script, o Chakra, que utiliza Central Processing Units (CPUs) com múltiplos núcleos.
O browser também traz menos itens na barra de navegação, apresentando os controles que os usuários disseram querer e utilizar mais, como um botão maior de voltar, o item mais utilizado pelas pessoas. Outra inovação é a apresentação dos websites favoritos do usuário diretamente da barra de tarefa do Windows, sem a necessidade de abrir a janela do navegador primeiro.
A nova versão também traz uma inovação já adotada por outros browsers, a One Box: se a pessoa quiser realizar uma busca ou digitar um endereço da web, apenas precisa digitar o termo de pesquisa relacionado na barra de endereços. O IE9 também oferece guias aprimoradas na opção New Tab (Nova Guia) e a capacidade de sair de uma guia dentro de uma sessão de navegação, o que permite que o usuário possa, por exemplo, comparar uma compra online ou assistir a um vídeo enquanto lê notícias.
O IE9 também apresenta novas funcionalidades como isolamento de guias, recuperação automática de quedas, recuperação de informações, e Add-ons Advisor que ajudam a manter a navegação quando um website não estiver funcionando corretamente. Os usuários também passam a ter a opção de instalação automática de atualizações quando essas estiverem disponíveis.
Continua depois da publicidade