O sistema de jogo sem controle manual Kinect chegou nesta quinta-feira às lojas dos Estados Unidos, a tempo para o período de festas durante o qual a Microsoft espera bater um novo recorde de vendas.

Continua depois da publicidade

A Microsoft, primeira a lançar o sistema “sem mãos”, espera vender 5 milhões de Kinect antes do fim do ano, o que reafirmaria a popularidade do console Xbox 360. Durante o verão no hemisfério norte, foram vendidos 2,8 milhões de exemplares do produto, crescimento de 38% em um ano.

O escritório de marketing IDC estima, por sua vez, mais de 4,5 milhões de sistemas Kinect vendidos antes do final do ano, desses 2,5 a 3 milhões nos Estados Unidos.

O lançamento na Europa está previsto para o dia 10 de novembro.

O novo sistema, que consiste na captura de imagens em 3D, reproduzindo na tela os movimentos do jogador, é um avanço a mais nos mecanismos de controle gestuais.

Continua depois da publicidade

A Nintendo, pioneira com o Wii e seu controle multiuso lançado no fim de 2006, conseguiu conquistar um novo público que não era necessariamente o público alvo dos desenvolvedores de jogos.

Esse ano, a Sony entrou no mercado com o Move. A IDC prevê vendas entre 2 e 2,25 milhões nos Estados Unidos neste ano para a marca. No entanto, só a Microsoft conseguiu produzir um acessório sem nenhum controle manual até o momento.