A Microsoft anunciou um acordo de 10 anos com sua rival Yahoo para uma parceria em mecanismos de buscas na internet. As empresas irão unir seus sistemas de busca e publicidade para competir com o Google, líder em pesquisas na web.

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Segundo a companhia, o Bing, novo serviço de buscas da Microsoft, poderá utilizar o sistema do Yahoo, enquanto esta última se encarregará da parte comercial, utilizando tecnologia da primeira. O acordo anunciado nesta quarta-feira coloca a Microsoft em segundo lugar no segmento de buscas.

A Microsoft pagará uma comissão inicial à Yahoo e o ponto principal do acordo, que será implementado em diversas fases, é que as duas companhias compartilharão receita. O acordo deve ser fechado no início de 2010 e a previsão é de que se mantenha efetivo durante 10 anos.

A Yahoo calcula que seu volume de negócio anual pode aumentar em US$ 500 milhões e que economize cerca de US$ 200 milhões em custos.

– Este acordo oferece valor à Yahoo, a nossos usuários e ao setor, e acho que coloca os alicerces para uma nova era de inovação e desenvolvimento na internet – disse a diretora-executiva da empresa, Carol Bartz, em comunicado conjunto.

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O diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse que o acordo “proporcionará ao serviço de buscas da Microsoft, o Bing, a escala necessária para competir de maneira mais eficaz, atrair mais usuários e anunciantes”.

– Vamos criar uma maior inovação nas buscas, melhorar o valor para os anunciantes e uma escolha real para os consumidores, em um mercado atualmente dominado por uma só empresa – acrescentou.

As duas empresas tiveram conversas de forma intermitente durante meses sobre um possível acordo publicitário na internet, após o fracasso da oferta hostil que a Microsoft lançou sobre a Yahoo em 2008, de US$ 47,5 bilhões. O conselho de administração da Yahoo rejeitou a proposta por considerá-la muito baixa.

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