Três dias após liberar a atualização do Windows 7, na terça-feira, e enfrentar uma série de reclamações, a Microsoft divulgou em seu site o procedimento para corrigir falha causada após a instalação.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, cerca de 500 máquinas da Celesc que estavam habilitadas para fazer a atualização automaticamente na madrugada de terça-feira sofreram com o erro.
Segundo a gerente de tecnologia da estatal, Cristiane Evangelista Brito Lacerda, a empresa recebeu um retorno da Microsoft somente ao final do dia, quando os técnicos da Celesc já haviam resolvido o problema: as máquinas foram, uma a uma, “enganadas” com um CD que substitui o arquivo com o erro e regulariza a inicialização do sistema operacional.
Na sede do Giassi Supermercados, em Içara, no Sul do Estado, o problema foi evitado porque o analista de segurança Carlos Alberto Conceição teve seu computador pessoal afetado após instalar a atualização. Na manhã de quarta-feira, ele alterou a configuração do servidor da empresa, que controla cerca de 285 máquinas distribuídas pelas 12 lojas do Estado, impossibilitando a atualização automática da nova versão.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Microsoft, o erro ocorre devido a uma incompatibilidade da atualização de segurança KB2823324, criada para resolver uma brecha no Windows 7, com “softwares de terceiros”, não especificados pela empresa. Além de aconselhar a desistalação da atualização, a fabricante informa que está investigando a falha e alerta para que o usuário não formate seu computador para não perder dados.
Recomendações da Microsoft:
1. Para recuperar o último ponto de restauração:
Reinicie o computador usando a tecla F8 e, em seguida, selecione a opção “Reparar seu computador”. Selecione o idioma e efetue o login na máquina. Na próxima tela, escolha “Restauração do sistema” e repare o último ponto de restauração. Reinicie novamente o computador.
2. Para recuperar o último ponto de restauração por meio da linha de comando:
O mesmo procedimento também pode ser feito por meio do Prompt de Comando, selecionando esta opção logo após o login. Na tela Opções de Recuperação do Sistema execute o comando: dism /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions e reinicie o computador.
Continua depois da publicidade
3. Desinstalar a atualização KB2823324 no prompt de comando:
Realize o procedimento de reinicialização utilizando a tecla F8 e, após a opção “Reparar seu computador” e efetuar o login, selecione “Prompt de comando” no menu e execute dism /image:C:\ /get-packages. Pesquise nos resultados da KB2823324, copie o nome do pacote e cole-o no prompt de comando: dism /image:C:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1. Você recerá uma mensagem informando sobre o êxito da desinstalação. Em seguida, reinicie o computador.
Sempre que surgirem, novas alternativas estarão disponíveis no site www.microsoft.com/brasil/resolucao