Durante o Carnaval todo mundo se agita pensando na produção para a folia. E como o período é de muito calor em todo o País, é importante avaliar se o make não vai “derreter” durante a folia, além de carregar na bolsa os itens certos para retocar o look.
Continua depois da publicidade
Por isso há uma técnica que promete tirar essas preocupações do universo feminino. A maquiagem definitiva pode garantir a pintura perfeita durante os cinco dias de Carnaval.
A técnica de micropigmentação é uma opção prática para quem quer ficar pronta para curtir o feriado, sem gastar um tempo na frente do espelho.
– A micropigmentação é indicada em todas as situações, sendo utilizada para maquiar os lábios, contorno da boca, pálpebras e definir sobrancelhas. Além disso, é um recurso eficaz na reparação de algumas imperfeições estéticas do rosto – explica a micropigmentadora Vanessa Silveira, mestra em micropigmentação fio a fio 3D.
Continua depois da publicidade
A micropigmentação – também conhecida como maquiagem definitiva – é totalmente diferente da tatuagem.
– Antes as pessoas tinham receio em fazer a micropigmentação e se arrepender, considerando-a semelhante à tatuagem que perfura a camada mais profunda da pele. Porém, a micropigmentação é temporária e exige manutenção, além de o resultado não ficar superficial – afirma a especialista.
Linda em poucos minutos
A maquiagem é fundamental em qualquer situação: Carnaval, festas ou passeio com os amigos. Além de realçar o rosto, pode camuflar pequenas imperfeições que incomodam. Com a maquiagem definitiva, dá para investir no blush, nos lábios e em sobrancelhas iluminadas.
Continua depois da publicidade
– O iluminador vem sendo utilizado para clarear e marcar mais o desenho da sobrancelha. A técnica começa da metade da sobrancelha para fora, conferindo um efeito natural. Já a técnica do blush é aplicada nas maçãs do rosto, pois um pigmento é utilizado para deixar o rosto rosado e definido – diz Vanessa Silveira.
Segundo ela, o formato e a coloração podem ser escolhidos pela própria cliente. Porém o padrão é a coloração da orelha até a metade da bochecha, em formato longilíneo.
– A coloração da pigmentação do blush pode variar e combinar com a cor da própria pele. Mulheres negras, por exemplo, devem optar pelo tom mais alaranjado, as morenas pelos pigmentos avermelhados e as peles brancas combinam com o rosado – recomenda.
Continua depois da publicidade
Já a micropigmentação nos lábios existe a opção de delinear ou aumentá-los. Os efeitos do delineador nos lábios podem ser naturais ou com pigmentos mais fortes.
– É possível escolher entre o tom nude ou mais rosado ou avermelhado. O resultado fica muito bonito e não impede o uso do batom convencional – destaca Vanessa.
Antes de iniciar qualquer procedimento, é realizado um desenho no rosto da cliente com maquiagem normal para uma pré-aprovação, além de servir como “guia” para o profissional.
Continua depois da publicidade
A micropigmentação é realizada por meio de um aparelho chamado demógrafo com agulhas específicas em suas extremidades, onde é injetado o pigmento na epiderme. Não há perigo de ficar azulado, avermelhado, esverdeado, cinza ou lilás. O procedimento é indolor e dura cerca de uma hora para pigmentar as duas bochechas.
Após sua realização, não se deve expor a pele ao sol por três dias. Outro cuidado importante é evitar o calor até mesmo do secador de cabelo, pois provoca dilatação dos poros e pode fazer com que os pigmentos se espalhem e percam o efeito.
A durabilidade da micropigmentação é de até dois anos. Durante esse período, é necessário ter alguns cuidados com a região pigmentada, como usar protetor solar e não utilizar cremes com ácidos na área em que foi aplicada a maquiagem definitiva.
Continua depois da publicidade