Parte do prédio de uma empresa desabou durante o temporal em Xanxerê nesta terça-feira (17). O vento arrancou o telhado da edificação, uma parede desmoronou e os escombros da construção caíram sobre uma casa e no meio da rua. A Defesa Civil acredita que o fenômeno causador dos danos seja uma microexplosão sobre a cidade.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Os escombros da construção caíram sobre uma casa, que ficou danificada. Outras residências também foram prejudicadas pelo vendaval e ruas ficaram alagadas por conta da chuva.
O temporal, com rajadas de vento e chuva, começou por volta das 14h, segundo a Defesa Civil de Xanxerê. As regiões mais afetadas foram os bairros João Winckler, que sofreu danos por conta do vento, e Colatto e Centro, que tiveram alagamentos pontuais.

As equipes ainda analisam os dados meteorológicos do radar para confirmar que o evento climático foi uma microexplosão, de acordo com o coordenador da regional do órgão, Luciano Peri. O fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no seu interior e a precipitação cai toda de uma vez. Assim, causa uma forte corrente de vento na direção do solo em uma área muito pequena.
Continua depois da publicidade
A estação de monitoramento do tempo em Xanxerê registrou rajadas de vento de 43km/h, mas Peri avalia que os picos de velocidade devem ter sido maiores em áreas mais distantes do local com os equipamentos. Também foram contabilizados 45 mm de chuva.

O coordenador do órgão relata que telhado de uma grande empresa da cidade voou depois de ser arrancado pelo vento. As telhas foram parar no meio da rua e atingiram uma casa. Além disso, parte de uma parede cedeu e caiu.
As equipes da Defesa Civil cortaram a energia da edificação por conta do risco de curto circuito no local. Os escombros começaram a ser retirados, mas não há previsão para conclusão da limpeza da via.
Além da residência atingida pela empresa que desabou, outras duas casas também foram afetadas pelo vendaval e ficaram destelhadas. De acordo com Peri, os danos ainda estão sendo contabilizados.
Continua depois da publicidade