O gol que evitaria a derrota da Bélgica na estreia da Eurocopa por 1 a 0, para a Eslováquia, foi anulado por uma nova tecnologia: um microchip na bola. A novidade ajuda a arbitragem a julgar lances que requerem uma análise detalhada.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Mbappé se posiciona politicamente e recebe críticas

Romelo Lukaku balançou as redes aos 41 minutos do segundo tempo, para deixar tudo igual no jogo entre Bélgica e Eslováquia, pela primeira rodada do grupo E da Eurocopa nesta segunda-feira (17). Entretanto, o microchip inserido dentro da bola do jogo identificou um toque de mão na assistência do gol, que foi anulado.

Continua depois da publicidade

Openda recebeu a bola e fez um cruzamento para Lukaku, que chutou direto nas redes. Entretanto, o microchip percebeu um leve toque de mão do centroavante que, de acordo com a arbitragem, ajudou na jogada.

O uso da tecnologia, que é novidade na transmissão oficial da Uefa, indica o momento exato do toque na bola. O gol de empate foi inicialmente validado, mas o VAR pediu para rever a decisão com o apoio do microchip.

Lukaku ainda teve um segundo gol anulado, também com o auxílio do microchip da Eurocopa. Aos dez do segundo tempo, o belga marcou pós receber passe de cabeça de Trossard, mas o VAR invalidou a jogada porque Lukaku estava à frente da linha da bola. A tecnologia também serve para apontar o momento exato do passe, para verificar impedimentos.

Como funciona a nova tecnologia da Eurocopa, o microchip na bola

A 'bola inteligente' da Eurocopa 2024 tem um microchip instalado (Foto: Divulgação, Adidas)
A ‘bola inteligente’ da Eurocopa 2024 tem um microchip instalado (Foto: Divulgação, Adidas)

A Fussballliebe (“amor pelo futebol”, do alemão) é a nova bola inteligente da Eurocopa 2024, que será a nova ajudante da arbitragem. Com uma tecnologia de microchip instalada, o sensor envia informações sobre todos os elementos de movimento da bola a cada 0,002 segundos.

Continua depois da publicidade

O principal objetivo da Fussballliebe é facilitar a marcação de impedimentos. Com a nova tecnologia de microchip, as decisões da arbitragem devem ser formadas mais rapidamente e com uma precisão quase perfeita.

Em menos de 50 segundos após um lance, uma representação 3D do momento do possível impedimento ou de qualquer jogada é enviado para os árbitros, através do processamento de dados feito por uma inteligência artificial.

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.