O australiano Mick Fanning confirmou estar totalmente recuperado da contusão que o tirou do mar durante o segundo semestre de 2004. Em seu retorno às competições, venceu a primeira etapa do World Championship Tour 2005 que inaugurou a perna australiana iniciada no dia 1º de março na Gold Coast.

Continua depois da publicidade

Agora, fecha a passagem do Circuito Mundial pela Austrália neste ano com mais uma vitória no WQS (World Qualifying Series) de Newcastle, a terceira da sua curta carreira de surfista profissional nas ondas de Newcastle Beach.

O atual campeão brasileiro Renato Galvão colocou o Brasil no pódio do Energy Australia Open, terminando em quarto lugar na decisão contra três australianos da prova que reuniu 224 surfistas de 13 países.

O ubatubense já ganhou uma etapa do WQS na Inglaterra e a maior surpresa foi o jovem Ben Dunn, que superou Nathan Hedge na briga pelo vice-campeonato.

O resultado do evento com nível 4 estrelas da Austrália não alterou as primeiras posições no ranking de acesso para o WCT, com o catarinense Neco Padaratz em segundo lugar, entre os americanos Gabe Kling e Bobby Martinez.

Continua depois da publicidade

As próximas etapas importantes estão marcadas para junho, com o 6 estrelas das Ilhas Maldivas nos dias 6 a 12 e na semana seguinte a estréia do 5 estrelas Brazil Open na Costa do Sauípe, de 14 a 19 de junho na Bahia.