Antes mesmo do pleito eleitoral de 3 de outubro, os deputados já começam uma nova disputa: para a Presidência da Câmara dos Deputados. O atual detentor do cargo, o deputado federal Michel Temer (PMDB), candidato a vice-presidente de Dilma Rousseff (PT), avisou que seu partido deseja se manter na vaga e para isso lançará o nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves, atual líder da bancada peemedebista.

Continua depois da publicidade

– Ele (Henrique Alves) é o meu candidato (à presidência da Câmara), e há muito tempo – afirmou Temer, logo após participar de comício em Natal, no Rio Grande do Norte.

Temer tentou minimizar as movimentações já feitas pelo PT, que também deseja indicar o presidente da Casa.

– Nós vamos dialogar muito. PT e PMDB estão se dando excepcionalmente bem na Câmara dos Deputados. Nós vamos dialogar para fazer do Henrique o presidente desse primeiro biênio – salientou.

O candidato a vice de Dilma afirmou ainda que espera renovação na Câmara:

Continua depois da publicidade

– Acho que haverá uma renovação natural, mas há figuras excepcionais da Câmara que vão voltar, uma delas é Henrique Alves, que vai voltar para ser deputado pela 11ª vez e com uma chance extraordinária de presidir a casa a quem terei o prazer de passar a presidência – disse.

Henrique Alves divide com o primo, o senador Garibaldi Alves Filho, o posto de principal liderança do PMDB no Rio Grande do Norte. Filho do ex-governador Aluízio Alves, Henrique tenta o seu 11º mandato na Câmara. O candidato a vice de Dilma foi cauteloso ao falar da possibilidade de segundo turno no pleito para Presidência da República:

– Esperamos que seja no primeiro turno, mas eu tenho toda cautela para falar sobre isso. Vamos esperar o resultado no dia 3 de outubro. Esperamos que se consolide a vitória – observou.