O presidente Michel Temer (MDB) desembarcou em Florianópolis nesta quarta-feira por volta das 19h40min no aeroporto Hercílio Luz. Acompanhado de um forte esquema de segurança, embarcou direto num helicóptero a caminho do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. O presidente chegou às 20h04min e entrou acompanhando do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) para a abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).
Continua depois da publicidade
Antes de seguir para o evento, Temer teve um encontro reservado com Pinho Moreira. A conversa ocorreu em uma sala de apoio do aeroporto e durou cerca de 15 minutos. A pauta do encontro não foi revelada, mas estava previsto o reforço no pedido de repasse de verbas para a saúde e obras de infraestrutura viária no Estado.
Essa foi a primeira vez depois de quase um ano e meio, quando acompanhou o velório das vítimas da tragédia da Chapecoense, em Chapecó, que o presidente voltou a Santa Catarina. E, como ocorreu em dezembro de 2016, o acesso da imprensa e do público em geral ao presidente da República foi blindado. Apesar de passagem de Temer por Santa Catarina ser breve, a expectativa é de que o presidente se pronuncie ao fim da cerimônia para um público de aproximadamente 1.5 mil pessoas.
A agenda presidencial prevê a volta para Brasília logo após o fim da solenidade, entre 21h e 21h30min. A volta de Canasvieiras para a base aérea também deve ocorrer de helicóptero, exceto se Temer quiser fazer alguma programação extraoficial. Nesse caso, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão de prontidão para auxiliar na segurança.
O Enic, promovido este ano em Florianópolis, é voltado para empresários do setor, além de arquitetos e engenheiros, e ganhou holofote depois que a presença de Temer foi confirmada no começo da semana. Conforme a organização, a participação do presidente se deve à importância do setor da construção civil para o país, que é responsável por 6,2% do PIB brasileiro.
Continua depois da publicidade
Conforme o cerimonial, no evento será assinado o documento que autoriza a contratação de operações de crédito no âmbito do Programa Avançar Cidades, junto ao Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Além disso, também está previsto a entrega do documento da autorização de empenho ao Estado no valor de R$ 16,6 milhões para a aquisição de equipamentos que possibilitem a conclusão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.
Além de Temer, também participaram da abertura do Enic o governador do Estado Eduardo Pinho Moreira, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção José Carlos Martins, presidente da Associação dos Sindicatos da Construção Civil de SC (ASICc), Marco Aurélio Alberton. Entre os ministros convidados, estavam presentes Helton Yomura, ministro do Trabalho, Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Alexandre Baldy, ministro das Cidades e Esteves Colnago, ministro do Planejamento. O catarinense Vinícius Lumertz, ministro do Turismo, também estava na cerimônia.