Khing Hnin Wai, uma professora de ginástica de Nay Pyi Taw, capital de Mianmar, no Sudeste Asiático, viralizou com um vídeo publicado no Facebook nesta terça-feira (2): ela gravou um vídeo dançando ao ar livre, ao som de música eletrônica – e, ao fundo, sem perceber, captou o comboio de veículos militares blindados que se encaminhava ao Parlamento do país, como parte de um golpe militar.
Continua depois da publicidade
“Eu não estava dançando para zombar ou ridicularizar qualquer organização, ou para fazer palhaçada”, escreveu a professora no Facebook, depois que o vídeo viralizou. “Eu estava dançando para uma competição de dança aeróbica.”
Ela também explicou que o local onde o vídeo foi gravado não foi escolhido estrategicamente, e tudo não passou de uma coincidência: Khing Hnin Wai publicou vários vídeos antigos para provar que não é a primeira vez que faz movimentos de dança naquele mesmo lugar. “Não é incomum vermos um comboio de veículos oficiais em Nay Pyi Taw”, completou. “Eu achei que era normal, e por isso continuei.”
Nesta semana, a conselheira Aung San Suu Kyi (cargo similar ao de primeira-ministra) e outros líderes democraticamente eleitos em Mianmar foram detidos pelos militares e acusados de fraude em sua recente vitória nas urnas.
Continua depois da publicidade