México está entre os 10 países mais procurados do mundo. Cancun e Riviera Maya são a porta de entrada dos brasileiros. Eles ocupam a sétima colocação entre os turistas que mais visitam o país. No ano passado, desembarcaram por lá 305 mil brasileiros, mas 60% deles concentraram-se apenas nessas duas regiões.

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A fim de diversificar essa oferta, o Conselho de Promoção Turística do México no Brasil está fomentando destinos para três perfis diferentes de públicos: românticos, de negócios e de luxo.

Romântico

As praias ainda são os cenários favoritos para a celebração do amor, e 2 mil brasileiros optaram por elas para realizar casamentos em 2015. Para ir além dos óbvios sol e mar, a nova aposta são os roteiros coloniais.

Guanajuato, a capital cultural mexicana, é reconhecida pela arquitetura colonial, com charmosos casarões dos séculos 16 e 17, boa estrutura de hotéis boutique e restaurantes. Está situada a 35 minutos de voo da Cidade do México, mais 45 minutos de carro. A região também conta com cidades com características parecidas, como San Miguel de Allende.

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Outra opção é Puebla, capital do Estado de mesmo nome, quinta cidade mais populosa do México, com uma mescla de história, religião, cultura e modernidade. Há um centro histórico tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, com mais de 5 mil construções coloniais espanholas ao redor da praça central. Outro destaque é a charmosíssima Biblioteca Palafoxiana, a primeira pública da América Latina, construída em 1646.

— Além disso, há alta gastronomia e a segunda maior catedral do país — explica a diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, Diana Pomar.

Villahermosa, em Tabasco, aparece como opção no Roteiro Maia, já que a cidade abriga peças pré-hispânicas dos Olmecas, tem produção de café e cacau.

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Negócios

O turismo de negócios, com convenções e reuniões, representa 20% do total de brasileiros que visitam o país. Entre os principais destinos estão Puebla, que concentra 90% da indústria automotiva mexicana, Villahermosa, capital do petróleo no México, e o Estado de Guanajuato, com produção de couro, agricultura e vinhos.

Para potencializar esses destinos, há um incentivo fiscal de 16% para agências brasileiras que realizarem negócios no México, valor que corresponde ao imposto que seria pago.

Luxo

Nesse segmento, aparece também a programação LGBT, embora não seja trabalhada oficialmente pelo Conselho de Promoção Turística como uma segmentação. A grande pedida para quem procura praia e exclusividade é Los Cabos, banhada pelo Pacífico e situada no norte da área conhecida como Baixa Califórnia. A estrutura hoteleira conta com 15 mil quartos de luxo e oferta de atividades como golfe, pesca, avistamento de baleias e navegação. Está localizada a 1h50min de voo da Cidade do México.

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Outras opções são Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, destinos complementares no Pacífico Central. O diferencial em Vallarta é o contato com o “autêntico povo mexicano”. Já Nayarit é um roteiro virtuoso, com várias baías, com destaque para Nueva Vallarta, Punta Mita — essa última, com ótima estrutura de hotéis de luxo, como Four Seasons, e campos de golfe — e Islas Marietas, um dos santuários mexicanos da biodiversidade, que conta com uma praia escondida.

*A jornalista viajou a convite do Conselho de Promoção Turística do México