Autoridades mexicanas encontraram neste sábado 65 migrantes centro-americanos que viajavam escondidos no porta-malas de um ônibus de passageiros no estado de Coahuila, fronteiriço com os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
“Os migrantes vinham em um estado de superlotação, apresentavam sinais de fraqueza, cansaço e desidratação, e imediatamente receberam assistência médica, água e comida”, disse o Instituto Nacional de Migração (INM) em um comunicado.
“O INM garante a estes estrangeiros resgatados um retorno assistido, digno e seguro ao seu país”, disse o instituto, acrescentando que 60 dos migrantes são de El Salvador e o resto de Honduras; 22 deles são menores de idade, entre eles cinco desacompanhados.
Na sexta-feira, um grupo de 109 migrantes de Honduras, El Salvador e Guatemala foi interceptado por autoridades mexicanas no estado fronteiriço de Tamaulipas.
Continua depois da publicidade
A Anistia Internacional (AI) denunciou na terça-feira passada que as autoridades migratórias do México deportam ilegalmente milhares de centro-americanos sem considerar os riscos letais que correm em seus países de origem pelo crime e a falta de oportunidades.
Um informe da ONG, baseado em entrevistas a 500 migrantes, indica que 75% das pessoas detidas não foram informadas sobre seu direito a pedir asilo.
* AFP