Duas seleções que dependem apenas de si para chegar às oitavas de final se enfrentam nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília): México e Suécia. As equipes duelam na Arena Ecaterimburgo pela última rodada do Grupo F. Os mexicanos, que lideram a chave com seis pontos e 100% de aproveitamento, precisam apenas do empate, enquanto os suecos necessitam a vitória para ultrapassarem o adversário na disputa por uma das vagas na sequência da Copa do Mundo da Rússia.

Continua depois da publicidade

O México vem de vitórias sobre Alemanha (1 a 0) e Coreia do Sul (2 a 1). Os mexicanos chegam para o confronto cientes de que a igualdade é suficiente até mesmo para assegurar a liderança isolada da chave e, por isso, devem evitar exposição desnecessária no campo de ataque. A derrota, aliada a vitória da Alemanha sobre a Coreia do Sul no outro jogo do Grupo E, tira os mexicanos das oitavas de final mesmo após um início promissor no Mundial.

– Não me surpreende estarmos ganhando. Estamos construindo uma equipe com capacidade para competir. Temos coragem. Jogamos com coragem para ganhar da campeã do mundo e contra a Coreia também tivemos coragem. Amanhã vai ser outra oportunidade para dar um passo a mais e nos consolidar como equipe, mostrando ao mundo que o futebol sul-americano tem valor – disse o treinador Juan Carlos Osorio, que tem 31 vitórias em 48 partidas no comando do México.

Capitão da Suécia e autor do gol que deu a vitória sobre a Coreia do Sul, por 1 a 0, na primeira rodada, o zagueiro Granqvist disse que o confronto diante dos mexicanos tem tudo para ser emocionante. Isso porque vai colocar frente a frente duas seleções que buscam as oitavas de final. Se empatar com o México, os suecos dependem da vitória sul-coreana em cima da Alemanha para avançar.

– Vai ser difícil e emocionante. Nossa ambição é levar o time às oitavas de final. Ficar nas primeiras colocações é o nosso plano. Temos que ver depois do jogo se vamos classificar e avançar. Mas vai ser incrível independente de qualquer coisa. Pode ser minha última partida, uma final para nosso time, mas vamos focar na Copa do Mundo enquanto estivermos aqui. Eu, o treinador, todos estamos focados na partida de amanhã e depois pensarei nisso – disse o capitão sueco.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

MÉXICO

Ochoa; Salcedo, Ayala, Moreno e Gallardo; Herrera, Guardado e Layún; Carlos Vela, Lozano e Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio.

SUÉCIA

Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Olsson; Larsson, Hijemark, Durmaz e Forsberg; Toivonen e Berg. Técnico: Janne Andersson.

ARBITRAGEM: Nestor Pitana, auxiliado por Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (trio da Argentina).

DATA E HORA: às 11h (de Brasília) desta quarta-feira.

LOCAL: Arena Ecaterimburgo, em Ecaterimburgo.