Autoridades do México iniciaram a construção de abrigos temporários em Ciudad Juarez, cidade vizinha da americana El Paso. Os abrigos devem receber um possível fluxo de pessoas deportadas, ato prometido por Donald Trump. As obras começaram nessa terça-feira (21) e devem se estender até quinta-feira (23). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O governo mexicano planeja preparar abrigos e centros de recepção em nove cidades do norte do México. Eles fornecerão aos deportados comida, moradia temporária, assistência médica e assistência para obtenção de documentos de identidade. Também está prevista uma frota de ônibus para transportar os mexicanos deportados até suas cidades natais.

No lado americano da fronteira, em Eagle Pass, trabalhadores começaram a montar paredes de bóias para impedir que migrantes cruzem o rio. As obras também começaram nessa terça-feira (21).

Trump promete deportações em massa

O presidente americano, Donald Trump, declarou na segunda-feira (20) uma emergência nacional na fronteira com o México. A medida representa uma das primeiras mudanças trazidas pela nova administração, que promete enviar tropas à fronteira, aumentar deportações em massa e designar cartéis criminosos como organizações terroristas estrangeiras.

Continua depois da publicidade

O anúncio de emergência nacional de Trump ocorreu logo no primeiro dia de seu novo mandato. Imigrantes que aguardavam no México, acompanharam o “CBP One”, aplicativo americano utilizado para agendar pedidos de asilo, que passou a exibir a mensagem: “Entrevistas existentes agendadas pelo CBP One não são mais válidas”.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Na mira de Trump: Brasileiros que podem ser deportados equivalem a população de cidade de SC

Trump anuncia taxação de estrangeiros e cerco à imigração: “Era de ouro acaba de começar”

Entenda o que é a ordem executiva de Trump que acaba com cidadania por nascimento nos EUA