O número de mortes causadas pela gripe suína no México chegou a 12 e a quantidade de infectados evoluiu para 260, informou nesta quinta-feira o ministro da Saúde, José Ángel Córdova. No último boletim do governo mexicano, divulgado na quarta-feira, o número de mortes confirmadas era de oito e o de doentes, 91.

Continua depois da publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína (AH1N1) é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 260 casos e 12 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 109 casos de pessoas com gripe suína; uma morreu. Há duas pessoas com suspeita de contaminação no Brasil, e outras 36 são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

Saiba mais no gráfico animado:

Continua depois da publicidade

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína