O deputado federal Fábio Schiochet (PSL-SC), membro do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, afirmou ao CBN Hub desta quinta-feira, 18, que irá votar pelo relaxamento da prisão do parlamentar Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante na última terça-feira por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Continua depois da publicidade
> Deputado Daniel Silveira se recusa a usar máscara no IML e levanta a voz para policial civil
— A prisão do Daniel Silveira é inconstitucional. Nós temos uma proteção de imunidade parlamentar pelas nossas opiniões, nossas votações e nossas ações dentro do Congresso Nacional. Prender um deputado federal pela opinião dele está nos remetendo há 40 anos, quando um parlamentar não podia dar opinião. O meu voto no plenário é para relaxar a prisão, contra a prisão do Daniel Silveira — afirmou Schiochet.
A denúncia contra o deputado já chegou ao Conselho de Ética e, de acordo com o G1, a sessão que irá decidir se mantém ou derruba a prisão de Daniel Silveira será realizada às 17h desta sexta-feira, dia 19.
Continua depois da publicidade
— A gente já recebeu a denúncia no Conselho de Ética. Pode acontecer uma punição de dois meses, seis meses, um ano ou até perder o mandato. Por isso que tem que ser, na minha opinião, que quem tem que decidir é o Conselho de Ética, não o STF. Nós temos antes disso a questão da Flordelis, que a Justiça tem ela como principal articuladora (de matar o marido) e a gente não julgou ainda. Quem será julgado primeiro? A Flordelis, um crime de seis meses atrás, ou o Daniel Silveira? — disse.
O meu voto no plenário é para relaxar a prisão, contra a prisão do Daniel Silveira
> Entenda o que se sabe contra investigados no inquérito das fake news do STF
Ouça a entrevista na íntegra
Leia também
Operação Alcatraz: entenda denúncia contra Julio Garcia, presidente da Alesc
Antes do descanso em SC, Bolsonaro agitou o bloco ‘da bala’ em pleno Carnaval
Saiba como o Brasil pode ter toda a população vacinada contra Covid em 2021