Um olho no peixe, outro no gato. Ao mesmo tempo em que mira a disputa da Copa Santa Catarina, o Metropolitano também está visando a Copa do Brasil. Depois do acesso à Série A e o primeiro título oficial, o clube blumenauense tem o objetivo de voltar ao cenário nacional. E o caminho mais fácil para entrar na competição mais democrática do país é justamente via Copinha que começa a partir de domingo.
Continua depois da publicidade
No elenco, o Verdão de Blumenau conseguiu um grande trunfo que foi a renovação do contrato com quatro dos principais jogadores da conquista da Segundona: o lateral-direito Paulinho, o zagueiro Elton, o meia-atacante Ari Moura e o atacante William Paulista, responsáveis por 22 dos 37 gols feitos pelo Metrô na competição. Além disso, contratou o meio-campo Cainan Lewandowski, que estava no Operário de Mafra, e teve o retorno dos também meias Jonatha, que estava emprestado ao Avaí, e Ruan, que havia sido cedido ao futebol turco. O time ainda contou com a volta do atacante Alemão e trouxe Paulinho, volante do Camboriú.
De modo geral o grupo do Metropolitano teve apenas uma semana de descanso após a Série B e, por isso, chega entrosado para a Copa Santa Catarina. De olho no segundo troféu do ano, o time titular para a estreia contra o JEC deve ter sete dos 11 jogadores que venceram a Segunda Divisão.
Positividade anima integrantes do clube
Na avaliação do presidente do time, Saulo Raitz, há uma perspectiva positiva pelo fato do clube ter conseguido manter bons nomes para a Copinha.
Continua depois da publicidade
– Temos uma boa expectativa, já que conseguimos manter 80% do elenco e contratar atletas para posições específicas. Acho que vamos conseguir fazer um bom trabalho e a perspectiva é muito boa. Temos uma ótima oportunidade, até porque as duas equipes que mais investiram, Brusque e Tubarão, estão na outra chave. Nosso elenco ficou bom e estamos otimistas – avalia Raitz.
No único jogo-treino feito em preparação para a competição contra o Sub-20 do Avaí, o técnico Marcelo Mabília optou por colocar em campo o chamado time reserva, que acabou empatando em 1 a 1. O gol do Verdão de Blumenau foi anotado por Curtipassi.
A estreia do Metropolitano na Copa Santa Catarina será domingo, às 15h30min, no Estádio do Sesi, contra o Joinville. Os ingressos antecipados estão à venda a preço único de R$ 20, e podem ser adquiridos no site ingressodevantagens.com.br. Hoje, no local do jogo, a comissão técnica faz um treino coletivo para a definir titulares. Amanhã, às 10h, ocorre o último treino antes do jogo.
A competição
• A Copa Santa Catarina 2018 terá 12 times, divididos em dois grupos. Na Chave A estão Metropolitano, Joinville, Blumenau EC, Hercílio, Fluminense de Joinville e Figueirense. Na Chave B estão Brusque, Tubarão, Almirante Barroso, Marcílio Dias, Internacional de Lages e Operário de Mafra.
Continua depois da publicidade
• Dois clubes de cada grupo se classificam às semifinais, em jogos de ida e volta, em que o mandante da segunda partida será o primeiro colocado na fase anterior.
• Os jogos decisivos estão marcados para os dias 18 e 11 de novembro e o campeão terá vaga na Copa do Brasil de 2019.
• No ano passado, o Tubarão ficou com o troféu e com a vaga.