Uma notícia mudou a rotina da diretoria do Metropolitano nesta segunda-feira. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu pelo rebaixamento do Betim à Série D do Campeonato Brasileiro e abriu uma vaga, então, para a terceira divisão nacional. Vaga esta que a diretoria blumenauense e a cúpula da Federação Catarinense de Futebol (FCF) entendem ser do Metrô.

Continua depois da publicidade

A alegação, segundo o diretor de Futebol do Verdão, Ericsson Luef, é baseada no parágrafo único do artigo 7 do regulamento da Série D 2013: “Em todas as fases, os clubes começarão com zero ponto”. O Metrô parou nas quartas de final, quando se definiram os quatro times que subiram de divisão. Entre os que ficaram pelo caminho, o Metropolitano somou dois pontos (dois empates com o gaúcho Juventude), contra um de Plácido de Castro (AC) e Mixto (MG) e nenhum do Tiradentes (CE).

– Nós vamos protocolar na CBF nossa posição nesta terça-feira porque entendemos que a vaga é do Metropolitano. Os outros dois interessados (veja na tabela abaixo) já fizeram isso – diz Luef.

A diretoria espera que a posição da entidade saia o quanto antes. Afinal, em vez de voltar aos gramados só depois da Copa do Mundo, começaria a disputa da terceira divisão nacional já no dia 27 de abril. Mas Ericsson acredita que esse impasse possa atrasar um pouco o início da competição, justamente para dar tempo à preparação do time que ficar com a vaga do Betim.

Continua depois da publicidade

– De qualquer forma, nosso trabalho continua na formação do elenco. Vamos montar um time forte e com os jogadores tendo contrato até o fim do Catarinense do ano que vem – promete o dirigente.

Entenda o porquê do rebaixamento do Betim

O Betim foi denunciado no STJD por uma dívida com o The Strongest, da Bolívia, pela negociação com o atacante Pablo Escobar. Na época, o clube mineiro ainda se chamava Ipatinga. A determinação do rebaixamento saiu em novembro do ano passado pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD. A sanção está prevista no Código Disciplinar da Fifa e foi confirmada no Pleno do STJD em fevereiro deste ano.

A diretoria do Betim apelou à Justiça Comum, que decidiu pela manutenção do time na Série C e, por isso, a CBF teve de divulgar a tabela da competição com o Betim – a tabela tinha um asterisco dizendo que o caso estava sub judicie. Agora, com a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, uma nova tabela deve ser divulgada nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

AS JUSTIFICATIVAS DOS CLUBES

Metropolitano

Baseia-se no parágrafo único do artigo 7 do regulamento da Série D 2013, que diz: “Em todas as fases os clubes as começarão com zero ponto (ganhos e perdidos)”. Assim, seria o time de melhor campanha entre os que não subiram da Série D para a C no ano passado.

Tiradentes (CE)

Aposta na somatória de todas as fases dizendo que, dessa forma, é o quinto colocado e o Metropolitano, o sétimo.

Brasiliense (DF)

Entre os times que caíram da Série C para a D foi o que somou mais pontos. Alega que o regulamento previa cinco rebaixados e, com isso, seria beneficiado.

Continua depois da publicidade