A vontade de ganhar era tanta, e necessária, que o Metropolitano muitas vezes avançou e esqueceu de guardar a retaguarda. E foi desta desta forma que o Londrina conseguiu chegar a vitória por 2 a 1 sobre o Verdão fora de casa. A segunda derrota seguida do Metrô foi neste sábado, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Mas mesmo sem vencer, o Metropolitano contou com a sorte. Adversária direta por uma vaga, a Lajeadense perdeu para o Botafogo de Ribeirão Preto também neste sábado, pelo placar de 3 a 0. Desta forma, o Verdão, que tem sete pontos, ainda depende somente das próprias forças para conquistar uma vaga nas oitavas de Final da Série D do brasileiro. O Londrina, com 13 pontos, já garantiu a outra vaga.
Na próxima rodada, o Metropolitano vai ao Rio Grande do Sul fazer um jogo de vida ou morte, uma vez que a Lajeadense também busca uma vaga na próxima fase. O jogo será no próximo domingo, às 16h, no Estádio Alviazul, em Lajeado. O Londrina recebe o J. Malucelli em casa para o complemento da rodada, às 15h30min, no Estádio do Café.
O jogo
O jogo começou com chuva e difícil, pois o gramado ficou pesado logo de cara. A bola custava a correr e os jogadores tiveram que optar pelos passes curtos. O primeiro lance de perigo foi do Metropolitano. O camisa 11 Maurinho bateu falta e deu trabalho para Danilo, o goleiro do Londrina. Aliás, até os 10 minutos de jogo, o time paranaense dava mostras de que jogaria para não perder. O Metrô aproveitou e foi pra cima, mas sem perigo maior que alguns chutes sem efetividade.
Continua depois da publicidade
A chuva continuou engrossando e atrapalhando os dois times. Aos sete minutos, a grama estava tão escorregadia que Maurinho levou um tombo antes de chegar na bola em uma cobrança de escanteio. Sem poder fazer jogadas mais rápidas, a bola acabava ficando mais no meio de campo, sem lances que pudessem resultar em gols tanto para o Metrô quanto para o Londrina. Até quesitos básicos acabaram ficando prejudicados pela grande quantidade de água. Ocorreram duas reversões de cobrança de lateral em um mesmo lance, pois a bola escapava das mãos dos jogadores.
O primeiro lance de perigo contra a meta do goleiro Dida foi aos 13 minutos. O atacante Alexandre Oliveira chegou na área, mas chutou para fora. Depois foi a vez do Verdão retomar a ofensiva. Até os 20 minutos, os jogadores conseguiram fazer boas jogadas e até chegar na grande área, mas ainda falhavam na finalização. Enquanto isso, o Londrina tentava assustar Dida, que fez grande defensa na cobrança de falta do volante Silvio.
Enquanto o time paranaense crescia de produção, melhorando o passe e chegando mais vezes na área do Metrô, o time blumenauense sofreu uma queda na produção. Passou a errar muitos passes, principalmente no meio de campo. A bola parou de chegar nos homens de frente e o meia Juliano Mineiro quase ficou sem função.
Por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, a chuva começou a dar uma trégua e o jogo foi subindo de produção. O Metropolitano resolveu avançar mais o meio e acabou chegando com perigo, mas o goleiro Danilo estava impossível, fez defesas incríveis, em especial nos dois chutes do lateral Allan, em cobranças de falta. O Londrina também ameaçava com as bolas paradas de Celsinho, mas ainda sem perfeição.
Continua depois da publicidade
Aos 36 minutos, o time do Metrô avançou para tentar a sobra na cobrança de falta de Allan e acabou deixando a retaguarda descoberta. O goleiro Danilo conseguiu defender e ligar com o volante Nico Diaz, que achou Lucas sozinho dentro da área. O atacante limpou a jogada e abriu o placar para o Londrina um minuto depois.
No final do primeiro tempo, o chuva forte recomeçou. O Metropolitano ainda tentou ir para cima, mas as finalizações eram fracas e sem direção. A única chance clara foi um chute do lateral Allan, mas que acabou passando por todo mundo que estava dentro da área, sem ninguém encostar na bola.
Para o retorno do segundo tempo, o técnico Abel Ribeiro resolveu colocar o time ainda mais no ataque. Tirou o volante José Lucas e colocou o atacante Lê e também trocou Juliano Mineiro por Max. A intenção era jogar o Mertropolitano ainda mais para a frente. Ribeiro só não contava que o Londrino repetiria a estratégia do primeiro para fazer o segundo gol. Depois de defender um chute forte de Lê, Danilo iniciou o contra-ataque, que acabou nos pés de Alexandre Oliveira para ampliar o placar aos três minutos.
Os jogadores no Metrô sentiram o baque do segundo gol e demoraram bastante para se reorganizarem em campo. Tanto que aos oito minutos, Dida fez milagre ao defender um chute de Lucas, autor do primeiro gol do Londrina. A situação só começou a mudar para o Verdão lá pelos 20 minutos, quando Maurinho parece que chamou a responsabilidade para si e resolveu mostrar do que é capaz. E o time entendeu que o atacante precisava de apoio. Aos 22 minutos, Lê fez boa jogada na entrada da área e passou a bola para Maurinho descontar um tento do placar. O gol deu ânimo ao time, que partiu para cima.
Continua depois da publicidade
O Londrina sentiu a empolgação e se fechou na retranca, inclusive cometendo mais faltas, algumas delas até um pouco mais agressivas. Tanto que cinco jogadores receberam amarelo e um deles, Serginho Paulista, foi expulso ao receber o segundo amarelo. E a conta só não foi maior porque o árbitro Bruno Arleu de Araújo não viu o voltante Montoya colocar a mão na bola aos 25 minutos. O zagueiro estava sozinho entre dois jogadores do Metrô bem na entrada da grande área.
O Londrina ainda teve outras chances de ampliar o placar, a mais clara foi aos 31 minutos. Em um bate e rebate dentro da área do Metrô, Lucas sobrou com a bola e bateu forte, mas ela ficou do lado de fora das redes. O Metro ainda teve algumas faltas, mas nenhuma delas foi batida com muito esmero. Aos 35 minutos, Lê chutou cruzado na área, mas ninguém chegou para escorar. Aos 40, Diego Torres também tentou, mas Danilo novamente fechou as traves. Já nos acréscimos, Max cruzou para a área, o lateral Allan bateu forte contra o gol, mas a bola ficou mesmo do lado de fora.
Metropolitano 1
Dida; Paulinho, Thiago Couto, Elton e Allan; Everton Cesar, José Lucas (Lê), Diego Torres e Juliano Mineiro (Max); Jones (Uederson) e Maurinho. Técnico: Abel Ribeiro.
Londrina 2
Danilo; Serginho Paulista, Dirceu, Montoya e Jardiel; Silvio, Nico Diaz, Germano e Celsinho (Gilvan); Alexandre Oliveira (Murilo) e Lucas (Baiano). Técnico: Cláudio Tecanti.
Continua depois da publicidade
Gols: Lucas (L) 37’/1ºT; Alexandre Oliveira (L) 3’/2ºT; Maurinho (M) 22’/2ºT. Amarelos: Serginho Paulista, Silvio, Jardiel, Nico Diaz e Celsinho (L). Vermelho: Serginho Paulista. Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Luiz Felippe Scofield Guerra Costa (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ). Local: Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau, neste sábado.